AMBID2015 – 11ºEFCO (PT)

AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2015
11º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar

Este evento promove a obra e o encontro de fotógrafos, produtores de vídeo, ilustradores, investigadores e apaixonados pela conservação da natureza. O seu elenco é constituído pelos seguintes itens: o “ciclone” de conferências, as exposições de fotografia, o concurso de fotografia e a sua oficina de fotografia de natureza.

Programa Completo – Consulte
De 14 de Novembro de 2015 até 15 de Janeiro de 2016

Concurso de FotografiaRegulamentoLista de PrémiosFormulário de InscriçãoResultados 2014Resultados 2015
De 06 de Outubro a 05 de Novembro (Prazo de Entrega)
Categorias: Paisagem Natural, Habitats – Flora e Fungos – Fauna
Apresentação dos resultados, 15 de Novembro, na Galeria do Centro de Arte de Ovar, a partir das 16h20

Exposições de Fotografia – O Sítio dos Falcões – Concurso de Fotografia
Centro de Arte de Ovar
Centro de Arte de Ovar – De 14 de Novembro de 2015 a 15 de Janeiro de 2016
Terça a Sexta, das 10h00 às 18h00 e Sábado, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00
Em dias de espectáculo: Sexta e Sábado, das 20h00 às 24h00 e Domingo, das 15h00 às 19h00

“CICLOne” de Conferências – Temas e Oradores
Sítio dos Falcões” (pt) – Eduardo Barrento, “Amin Brakk” (pt) – Leopoldo Faria, “Urban Flock – Starlings and inspiration” (ing) – Zoltan Gergely Nagy, “Fotografiar en el Sur de España” (esp) – Reklu Fernández (Antonio Fernandez), “Longe do Mar” (pt) – Rui Guerra, “Fotografia de …?” (pt) – Alexandre Vaz, “Espécies exóticas invasoras: belas e perigosas” (pt) – Milene Matos, “Flora dunar e lagunar do concelho de Ovar” (pt) – Rubim Almeida, “Ilustração de mãos dadas com Educação” – Davina Falcão, “A vida selvagem à nossa porta – a diversidade de vertebrados silvestres no norte do concelho de Ovar” (pt) – Unidade de Vida Selvagem da Universidade de Aveiro com Eduardo Ferreira, “La fotografía de naturaleza como modo de vida” (esp) – Reklu Fernández (Antonio Fernandez), “Wild Retezat – Opening eyes on Romania’s natural heritage” (ing) – Zoltan Gergely Nagy, “Quando, em conservação, a ficção supera a realidade. O caso particular da conservação dos morcegos” (pt) – Milene Matos, “Fotografia de Aves em Voo” (pt) – Eduardo Barrento
Centro de Arte de Ovar, sábado, 14 de Novembro das 15h00 às 18h30, domingo, 15 de Novembro das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00
(pt) Apresentação em português
(esp) Apresentação em espanhol
(ing) Apresentação em inglês

Oficina de Fotografia – “Fotografar Simples – do Clique à Edição” por Eduardo Barrento
Sábado e domingo, 12 e 13 de Dezembro
No início, quando começamos a aprender fotografia, temos uma tendência para nos preocuparmos excessivamente com o material. No entanto, muitos desconhecem as limitações e as possibilidades do material que usam, mesmo entre fotógrafos com alguma experiência.
A fotografia consiste, na sua base teórica, numa série de conceitos e técnicas reduzidas, mas essenciais. Por vezes complicamos com demasiados pormenores técnicos e esquecemos outros básicos. Não é pouco frequente encontrar quem desconheça, por exemplo, que para fotografar à mão, e para cada lente, há uma velocidade de obturação mínima correta para a fotografia não ficar tremida. Nesta oficina procuramos dar a conhecer os conhecimentos simples, na teoria e na prática, que vão desde o clique à edição da imagem, passando pelo manuseamento do material. Não se tratam de dar receitas, mas de tentar fornecer bases sólidas.
O material não tem de ser topo de gama, nem é o mais importante, basta ser bem usado: fotografia significa “escrever com luz” e interessa saber como a captar.

Nota: Esta oficina de fotografia será frequentada pelos premiados do concurso de fotografia, naturalmente, de forma gratuita. Contudo, também se aceitam inscrições nas seguintes condições: Sócios – 35,00 Euros, Não Sócios – 45,00 Euros.

Para participar na Oficina de Fotografia contacte Pedro Lopes (936 258 894)