7º ECO-CICLO-PEDI-AQUA-PAPER

Ecopaper 2014O Eco-Ciclo-Pedi-Aqua-Paper visa promover a consciência ambiental e o contacto com a Natureza, incentivar a descoberta do concelho de Ovar e identificar o seu património natural e cultural e proporcionar a todos os concorrentes a partilha de momentos agradáveis, de boa disposição, desportivismo e aprendizagem.

7º Eco-Ciclo-Pedi-Aqua-Paper

25 de Outubro de 2014 – Ovar

Participa!!

Ficha de Inscrição

5º ECO-PASSEIO | RIA DE AVEIRO

Fotografia: Duarte Regalado

Sábado, 4 de Outubro, Passeio de Barco na Ria de Aveiro (Canal de Ovar) e Esteiros de Ovar e Pardilhó.
Tendo em conta o sucesso das edições anteriores, a “CENARIO”, Centro Náutico Ria de Ovar e os Amigos do Cáster, vão realizar o “5º Eco Passeio Ria de Aveiro – Canais e Esteiros de Ovar e Pardilhó”.
Este evento organiza-se para promover o património natural e as actividades náuticas do concelho de Ovar, assim como, sublinhar a energia e o valor que o movimento associativo pode conferir às comunidades locais.
Para atingirmos estes fins, estas duas associações pretendem acrescentar valor ao evento através da confraternização, proporcionando aos intervenientes uma experiência singular, na qual poderão obter conhecimentos da arte da construção naval, assim como perspectivas diferentes para observar a Ria, percorrendo locais menos expostos aos visitantes usuais, explorando os “caminhos da água” outrora percorridos por bateiras e mercantéis. Para tal, a “CENARIO” e os Amigos do Cáster, programaram esta actividade da seguinte maneira:

10H30 Recepção dos participantes na sede da CENÁRIO no Cais do Puxadouro, Válega, Ovar
10H40 Oficina de construção e conservação náutica (Workshop)
13H00 Paragem para almoço
14H00 Preparação para embarque
14H30 Passagem pela Foz do Cáster
14H40 Visita ao Esteiro e Ribeira da Aldeia e Canal do Bunheiro (Pardilhó)
16H30 Regresso ao Cais do Puxadouro e Lanche
17H30 Encerramento da actividade

O participante poderá participar apenas no período da manhã ou no da tarde ou poderá ainda participar no evento integral. Para qualquer das condições prévias o valor da inscrição é fixo, 5 Euros para sócios de qualquer das associações e 7 Euros para não sócios. O pagamento poderá ser efectuado no próprio dia ou ainda através de transferência multibanco para o nib 0010 0000 2505 5800 0015 6 (Associação Juvenil Amigos do Cáster) e respectiva apresentação de comprovativo no dia do evento.
Cada participante trará o seu piquenique/almoço e poderá partilhá-lo com os restantes participantes. O número máximo de participantes será de 30. Para participar deverá enviar para [email protected], até quinta-feira, 02 de Outubro, os seguintes dados, i) nome completo, ii) endereço de correio-e, iii) número de telemóvel. Para mais informação, contacte, Carlos Ramos através do telemóvel, 964 205 415.

Participe!

ECO-CAMINHADA

De cima para baixo a 1ª, 2ª e 4ª fotografias são do autor Duarte Regalado. A 3ª, 6ª, 7ª e 8ª fotografia pertencem ao autor Carlos Frazão. A 5ª fotografia pertence a Sisandra Sousa.

Sessão 2
No passado dia 4 de Setembro, os Amigos do Cáster, apresentaram alguns dados recolhidos por si sobre erosão costeira e resíduos nos oceanos por forma a enquadrar as actividades seguintes a sócios e participantes da 2ª ECO CAMINHADA. Depois, tal como na primeira sessão, os participantes desta iniciativa distribuíram panfletos sobre boas práticas de protecção das dunas a pessoas que utilizavam o cordão dunar para veraneio. Finalmente este grupo fez uma limpeza de praia na zona norte da Praia do Furadouro.
Tudo isto no quadro do “CIRCOOL – Animação verão 2014 – Praia do Furadouro”, organizado pela União de Freguesias de Ovar, dinamizado pela própria edilidade e por muitos de nós.
AGRADECIMENTO ESPECIAL AO BAR PARALELO 38.