FLORESTA AUTOCTONE – Oferta de Azevinhos

Os Amigos do Cáster conjuntamente com Escola Secundária Júlio Dinis, ofereceram Azevinhos aos transeuntes do Mercado Municipal de Ovar, sábado, 21 de Dezembro oferecendo azevinhos Ilex aquifolium. Esta foi a terceira edição que os Amigos do Cáster realizaram em 2014.

Lembramos que, (…) «a floresta que é constituída por árvores de espécies originárias do nosso território como os carvalhos, os sobreiros e as azinheiras (que também são carvalhos), os castanheiros, os medronheiros, os azereiros, os loureiros, os azevinhos…, e que estão adaptadas ao nosso clima.
A floresta autóctone portuguesa é formada por árvores de crescimento tipicamente mais lento do que as espécies de árvores introduzidas, mas que adquiriram a capacidade de melhor resistir a longos períodos de seca com temperaturas elevadas e intercalados por chuvas relativamente intensas. São florestas também resilientes aos incêndios, que fustigam regularmente os territórios do sul da Europa.
Novembro é a época ideal para plantar árvores de espécies autóctones. Uma sugestão adicional – em Março, no Dia Internacional das Florestas, aproveite para verificar se as jovens árvores necessitam de rega.» (ICNF)

OPERAÇÃO SOLIDARIEDADE 2014

Operação Solidariedade com chefs de palmo e meio

No passado dia 14 de Dezembro renovou-se mais uma edição da Operação Solidariedade, proporcionando uma tarde diferente a cerca de 40 crianças do nosso concelho.
Mais uma vez foi possível chegarmos às crianças mais desfavorecidas através da ajuda das professoras das várias escolas do ensino básico e com elas passámos uma tarde de ciência, aprendizagem com diversão e muito companheirismo.
Foi assim que os nossos protagonistas foram “Chefs no laboratorium” no Visionarium em Santa Maria da Feira.
Esta actividade insere nos Laboratórios que têm por base a experimentação enquanto ferramenta básica de construção do conhecimento científico.
São sessões de carácter vincadamente prático que visam proporcionar o contacto com novas tecnologias no domínio da Biologia Celular e Molecular, Genética, Química, Ecologia e Ambiente.
Na sessão laboratorial os alunos realizam experiências e ensaios recorrendo a técnicas e equipamentos diferenciados.
Gomas, chupa-chupas e o bolo de chocolate de caneca foram produzidos nestes laboratórios, que os nossos chefs de palmo e meio ajudaram a fazer e que puderam saborear.
Terminado o laboratório lanchámos em conjunto e para finalizar foi entregue um presente didáctico (livro e puzzle).
Mais um ano e a certeza que faz sentido continuar a proporcionar algo diferente a estas crianças! O entusiasmo e os sorrisos renovam-se e enchem-nos a alma…
Feliz 2015 para todos!

AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2014

Ambiente Imagens Dispersas 2014 -10º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar

Oficina de Fotografia “Ambiente Imagens Dispersas 2014”

“Shoot Your Neighbours – Fotografe os seus vizinhos” por Gonçalo Lemos

«Fotografar a vida selvagem é sempre um prazer.» Foi o que sentiram os participantes desta oficina de fotografia, com uma sessão teórica no sábado de manhã, 13 de Dezembro e duas sessões práticas, uma no Parque Urbano de Ovar e ainda outra no dia seguinte em Guilhovai, Ovar.

Foram vários os sujeitos das suas câmara fotográficas, uma das quais a rã ibérica.

«Mas vida selvagem não é apenas a que existe em África ou noutro qualquer lugar exótico. É também toda aquela que existe ao nosso redor, próxima de nós. Tão próxima que nos bate à porta. Fotografar e dar a conhecer os nossos “vizinhos” é o primeiro passo para o conhecimento e a conservação!»

AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2014

Ambiente Imagens Dispersas 2014 -10º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar

OFICINA DE FOTOGRAFIA – “Shoot Your Neighbours – Fotografe os seus vizinhos” por Gonçalo Lemos, Sábado e domingo, 13 e 14 de Dezembro
INSCREVA-SE!
Fotografar a vida selvagem é sempre um prazer. Mas vida selvagem não é apenas a que existe em África ou noutro qualquer lugar exótico. É também toda aquela que existe ao nosso redor, próxima de nós. Tão próxima que nos bate à porta. Fotografar e dar a conhecer os nossos “vizinhos” é o primeiro passo para o conhecimento e a conservação!
Para participar no Workshop contacte Pedro Lopes (936 258 894 – [email protected])

FLORESTA AUTOCTONE

Oferta de Azevinhos
«23 de Novembro foi o dia escolhido para se comemorar o dia da Floresta Autóctone.» (FAPAS)
«A 23 de novembro celebra-se o Dia da Floresta Autóctone, a floresta que é constituída por árvores de espécies originárias do nosso território como os carvalhos, os sobreiros e as azinheiras (que também são carvalhos), os castanheiros, os medronheiros, os azereiros, os loureiros, os azevinhos…, e que estão adaptadas ao nosso clima.
A floresta autóctone portuguesa é formada por árvores de crescimento tipicamente mais lento do que as espécies de árvores introduzidas, mas que adquiriram a capacidade de melhor resistir a longos períodos de seca com temperaturas elevadas e intercalados por chuvas relativamente intensas. São florestas também resilientes aos incêndios, que fustigam regularmente os territórios do sul da Europa.
Novembro é a época ideal para plantar árvores de espécies autóctones. Uma sugestão adicional – em Março, no Dia Internacional das Florestas, aproveite para verificar se as jovens árvores necessitam de rega.»
Os Amigos do Cáster conjuntamente com Escola Secundária Júlio Dinis, comemorou-o no sábado, 29 de Novembro oferecendo azevinhos Ilex aquifolium nas ruas e no Mercado Municipal de Ovar. Esta foi a segunda edição que os Amigos do Cáster realizaram em 2014.