FLORESTA AUTOCTONE – Oferta de Azevinhos

Os Amigos do Cáster conjuntamente com Escola Secundária Júlio Dinis, ofereceram Azevinhos aos transeuntes do Mercado Municipal de Ovar, sábado, 21 de Dezembro oferecendo azevinhos Ilex aquifolium. Esta foi a terceira edição que os Amigos do Cáster realizaram em 2014.

Lembramos que, (…) «a floresta que é constituída por árvores de espécies originárias do nosso território como os carvalhos, os sobreiros e as azinheiras (que também são carvalhos), os castanheiros, os medronheiros, os azereiros, os loureiros, os azevinhos…, e que estão adaptadas ao nosso clima.
A floresta autóctone portuguesa é formada por árvores de crescimento tipicamente mais lento do que as espécies de árvores introduzidas, mas que adquiriram a capacidade de melhor resistir a longos períodos de seca com temperaturas elevadas e intercalados por chuvas relativamente intensas. São florestas também resilientes aos incêndios, que fustigam regularmente os territórios do sul da Europa.
Novembro é a época ideal para plantar árvores de espécies autóctones. Uma sugestão adicional – em Março, no Dia Internacional das Florestas, aproveite para verificar se as jovens árvores necessitam de rega.» (ICNF)