AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2015

Ambiente Imagens Dispersas 2015 – 11º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar
Oficina de Educação Visual e Ambiental
Decorreu de 6 a 13 de Janeiro

Desta iniciativa, constaram uma apresentação sobre os Amigos do Cáster e a sua missão, enquadrando assim este evento nessa mesma missão, demonstrando que há várias vias para a defesa dos recursos naturais. Uma delas é mostrá-los.
Depois foram o centro da atenção destas crianças e jovens, as exposições de fotografia “O Sítio dos Falcões” de Eduardo Barrento e “Concurso de Fotografia Ambiente Imagens Dispersas 2015” resultando da captura de vários fotógrafos nacionais, incluindo vareiros, e internacionais. Incluímos nesta acção o Centro Escolar dos Combatentes e ainda a Escola Secundária Júlio Dinis, envolvendo assim, mais de 300 alunos do Pré-Escolar, Ensino Básico do 1º e 3º Ciclo. Para este efeito foi importante o apoio da Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Ovar e ainda do quadro docente do Centro Escolar dos Combatentes e Escola Secundária Júlio Dinis e respectivos agrupamentos de escolas.

CICLO DE CINEMA

Ciclo de Cinema Amigos do Cáster
Apresenta “Primavera, Verão, Outono, Inverno … Primavera”

Foi na sexta-feira, 8 de Janeiro de 2016, 22h00, na sede dos Amigos do Cáster

No meio de um lago isolado, um monge observa a passagem das estações. Um jovem aprende com ele a ligeireza da postura. É estabelecida, frequentemente, uma comparação entre a arquitectura ocidental e a oriental: a primeira fortalece as fundações das construções; a segunda aprende a ligeireza do tempo e ergue paredes de papel. Em defesa do atrito grita Wittgenstein (e o atrito é uma resistência) as bases da filosofia ocidental. Em silêncio se move o que as estações levam.