ECO-PASSEIO | FLORESTA E BUÇAQUINHO

ECO PISTA DO ATLÂNTICO E PARQUE AMBIENTAL DO BUÇAQUINHO
Por força do regulamento de utilização dos Parques em Ovar os Amigos do Cáster tornaram esta actividade gratuita – Actualização, 09 de Setembro 2015 (*2)

O Pinhal de Ovar e a sua história «A sementeira ou planta ou plantação de várias espécies vegetais, para suster as areias que, impelidas pelo mar e pelo vento, avançam sobre as terras de cultura do concelho de Ovar, remonta ao período medieval. Todavia, só a partir da primeira década do século XVIII começaram os esforços para cercar Ovar, a norte e a poente, por uma grande mancha de pinhal, cuja exploração e manutenção ficou a cargo dos poderes públicos.

O pesado encargo de manter e vigiar uma tão grande área de pinhal provocou as mais diversas atitudes dos políticos locais, durante o séc. XIX, acabando largas áreas por serem vendidas ou aforadas pelo Município.
A actual mancha florestal é fruto de um trabalho iniciado em 1919, ano em que o então presidente da Câmara (Dr. Pedro Chaves) resolveu sujeitar todos os terrenos arenosos na posse da Câmara ao regime florestal.
O actual perímetro florestal de Ovar é um maciço de pinhal, cortado apenas por aceiros e arrifes, caminhos que permitem o combate aos fogos florestais. Funciona como um autentico pulmão do Concelho, recomendando-se algumas das suas zonas como áreas de recreio e lazer.»
(*1)
O Pinhal de Ovar é uma área espaço com uma biodiversidade riquíssima ao nível da fauna e da flora. Desta vez, é com enorme satisfação que os Amigos do Cáster convidam-no a um passeio de bicicleta pela “Eco Pista do Atlântico” e “Parque Ambiental do Buçaquinho” com o propósito de explorar a sua vida animal. Para melhor “viajarmos” pela fauna desta área teremos a companhia de alguns elementos da Unidade de Vida Selvagem da Universidade de Aveiro, entre os quais a investigadora Milene Matos.

A Unidade de Vida Selvagem, Dept. Biologia, Univ. Aveiro, integra investigadores especializados na gestão e conservação de recursos naturais, estando a trabalhar em vários locais em Portugal e no estrangeiro. Durante o último ano, uma equipa de biólogos investigadores efectuou um intenso trabalho de caracterização da fauna da região norte do concelho de Ovar, do Parque Ambiental do Buçaquinho ao Pinhal Litoral e às Dunas de Ovar, sem esquecer a Barrinha de Esmoriz e outros importantes habitats. As descobertas são surpreendentes mas demonstram a elevada diversidade biológica que vive na região. Nesta atividade serão discutidas as principais conclusões dos estudos efectuados, bem como apresentadas algumas medidas de conservação que se sugerem para preservar ou melhorar as condições locais para a vida selvagem.

Programa
Data: Sábado, 12 de Setembro de 2015
Local de Encontro: Biblioteca Municipal de Ovar
Hora de Encontro: 10h00
Hora de Retorno: 17h30 (hora prevista)
Deslocação: Ovar – Parque do Buçaquinho – Ovar (Bicicleta)

Notas sobre a biodiversidade ao longo percurso e em sala através de projecção multimédia (Parque Ambiental do Buçaquinho) facultada pela Unidade de Vida Selvagem da Universidade de Aveiro
Almoço será no Parque Ambiental do Buçaquinho

Condições
Cada participante trará o seu almoço e poderá partilhá-lo com os restantes intervenientes. O número máximo de participantes será de 35. Para participar deverá enviar para [email protected], até quinta-feira, 10 de Setembro, os seguintes dados, i) nome completo, ii) endereço de correio electrónico e iii) número de telemóvel. O participante deverá garantir a bicicleta, porém, se não conseguir deverá dirigir o seu pedido à organização estando a sua disponibilidade pendente do número de bicicletas que o Município facultar.
Aconselhamos o uso de roupa e calçados adequados, protector solar, água e binóculos.
Para mais informação, contacte, Carlos Ramos através do telemóvel, 964 205 415 ou consulte www.amigosdocaster.org

(*1) Panfleto produzido pelos AFIS – Atletas Fim de Semana, Amigos do Cáster e Câmara Municipal de Ovar.
(*2) Por força do regulamento de utilização dos Parques em Ovar os Amigos do Cáster tornaram esta actividade gratuita – Actualização, 09 de Setembro 2015