MARCHA AZUL

VIII MARCHA PELA ÁGUA – “MARCHA AZUL”

No próximo dia 30 de Maio vai realizar-se a 8.ª edição da Marcha pela Água – “Marcha Azul” – dinamizada pelo Ecoclube Júlio Dinis e pela Associação Juvenil Amigos do Cáster. O percurso passa pelas 7 fontes da cidade de Ovar e pelo Rio Cáster. Assim, as duas fontes da Rua Alexandre Herculano – Fonte da Mota e Fonte da Vila, a Fonte dos Pelames, (agora incluídas no parque urbano da cidade) Luzes, Arruela, Combatentes e Júlio Dinis, são os pontos de paragem desta caminhada.
Convidamos a população de Ovar a participar nesta marcha que se vai efetuar seguindo um percurso na cidade, que passará pelas fontes e pelo Rio Cáster, partindo da Praça da República pelas 15 horas, sob o lema: “Cada um é uma gota, juntos formamos corrente”. Tal como nos últimos anos, haverá uma atividade, de carácter lúdico-cientifico associada a cada fonte, de Geocaching.

“CICLOne” DE CONFERÊNCIAS

Na passada quinta-feira, 14 de Maio, no Auditório da Fábrica da Ciência realizou-se o debate dedicado ao tema “O capital social e as redes de cidadãos em torno da Ria de Aveiro” inserido na segunda edição do Ciclo de Debates “Quintas da Ria”, organizado pelo Grupo UARiadeAveiro coordenado pela Professora Teresa Fidélis.

Este debate contou com três oradores: Lauro Marques da ADERAV; Manuel Augusto Oliveira da AMIRIA-Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro e Carlos Ramos da Associação Amigos do Cáster. Têm como característica comum, para além dos laços com a Ria de Aveiro, o facto de liderarem organizações cívicas e associativas com actividade regular na defesa e protecção deste ecossistema.

Quanto aos Amigos do Cáster, estes apresentaram os métodos e a dinâmica que utilizam para aproximar o tema ambiente à sua comunidade tendo feito a sua leitura sobre os atributos e os obstáculos que se apresentam ao movimento associativo popular, utilizando a sua experiência como ferramenta de demonstração.

Este foi um momento que muito nos honrou.

ECO-PASSEIO | LINHA DO TUA

Eco-Passeio Linha do Tua

“Vamos Salvar o Tua” – foi o mote deste nosso Eco-Passeio à linha do Tua, com a colaboração da Plataforma Salvar o Tua.
Um grupo fantástico reuniu-se aos AdC para este dia pelo Tua. Na aldeia de Castanheiro fomos recebidos com a genuína simpatia da população local. Este é um “Dia de festa para Castanheiro”, diziam-nos enquanto nos davam as indicações necessárias para o início da nossa primeira etapa. Descemos até à linha – apeadeiro de Castanheiro, e aí deparámo-nos com uma paisagem magnífica. Um vale estreito ladeado por escarpas graníticas de invulgar beleza, cavado pelo rio que se aproxima da foz. Seguimos pela linha que acompanha o vale florido com perfume de alfazema. Passámos os túneis das Fragas Más, onde vivem populações de morcegos que se fizeram ouvir, e continuámos até o fim da linha sempre acompanhados pelo rio e por esta paisagem, certamente das mais bonitas do nosso país. A segunda etapa terminou no local onde a linha foi interrompida pelas obras da construção da futura barragem, que está a tapar com betão a paisagem que já não se consegue descrever… Chega a tristeza e indignação pela insensibilidade dos nossos políticos, daqueles que embora utilizem as palavras não sabem o seu significado: ecologia, sustentabilidade, preservação, património natural. Vamos Salvar o Tua – a foto da esperança!
3.ª etapa -subida atá á aldeia de Fiolhal. O calor que se fez sentir acentuou o cansaço. Chegámos à aldeia e mais uma vez a simpatia dos locais. Neste local os Amigos do Cáster tornaram-se associados da “Plataforma Salvar o Tua” através da assinatura da ficha de associado desta plataforma. Finalmente, fizemos o nosso almoço repartido, num salutar convívio entre este grupo de amigos que prometeram voltar.
Da próxima vez, talvez a frase possa ser “O Tua foi Salvo”.

Mais fotografias no Facebook: Amigos do Cáster