VII MARCHA PELA ÁGUA – “MARCHA AZUL”

Ponto de Partida – Praça da República

Fonte dos Pelames

Fonte do Casal

7.ª Marcha pela Água promoveu as fontes de Ovar e sensibilizou para a necessidade de preservar os recursos naturais

O Ecoclube Júlio Dinis e a Associação Juvenil Amigos do Cáster dinamizaram, no passado dia 31 de Maio, a “VII Marcha pela Água – Marcha Azul”.

Sob o lema “cada um é uma gota, juntos formamos corrente”, os cerca de 30 participantes nesta actividade percorreram as fontes de Ovar (Fonte Júlio Dinis, Fonte dos Combatentes, Fonte da Arruela, Fonte das Luzes, Fonte dos Pelames, Fonte da Mota e Fonte da Vila), com o objectivo de promover este importante património histórico e cultural da Cidade, bem como de sensibilizar para a necessidade de preservar a água enquanto bem escasso e indispensável à vida, de acordo com o preconizado na Declaração Universal dos Direitos da Água.

A Vereadora da Câmara Municipal de Ovar, Dr.ª Ana Cunha, deu as boas-vindas aos participantes da “VII Marcha pela Água – Marcha Azul”, no início do percurso, na Praça da República

Durante o percurso foram, ainda, efectuadas actividades de geocaching em cada uma das fontes.

Realce-se que este percurso cultural e ambiental tem-se realizado, anualmente e de forma ininterrupta desde a sua primeira edição, em 2008.

Assim, conscientes da obrigação moral do Homem para com as gerações presentes e futuras em proteger a água enquanto necessidade vital, os participantes na “VII Marcha pela Água – Marcha Azul” contribuíram, simbolicamente, para educação ambiental e para a sensibilização da população.

ECO PASSEIO | CIDADE DE OVAR – MOITA

ECO PASSEIO | CIDADE DE OVAR – MOITA
8 JUNHO

Venha conhecer as aves da cidade de Ovar!
Dia 8 de Junho, a Associação Amigos do Cáster e amigos vão à descoberta da avifauna da nossa cidade, num percurso que se inicia em contexto urbano e termina já dentro da Zona de Protecção Especial (ZPE) da Ria de Aveiro.
Começando no Parque Urbano, acompanhando o rio Cáster até à Ribeira e com final na Moita, atravessaremos uma série de habitats distintos desde zonas artificias, zonas adjacentes a matas/florestas e, zonas e prados húmidos.
Esta actividade é gratuita, e limitada a 20 pessoas!
Inscrições até 6 de Junho, em [email protected] apresentando os dados seguintes, nome, correio electrónico e número de telemóvel.
Entre 15 e 22 de Maio, inscrições abertas apenas a sócios da Associação Amigos do Cáster
Programa da Actividade:
• 9:00 Encontro e início do Passeio na Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, junto à rotunda da BP
• 11:00 Chegada à Ribeira e pausa para lanche
• 12:00 Chegada à Moita
• 13:00 Regresso ao Centro da Cidade
Colaboradores:
• João Godinho – Biólogo
• Paulo Alves – Ornitólogo
• Romão Machado – Fotógrafo de Natureza
• Frederico Pinto – Fotógrafo de Natureza

Material Aconselhado:
• Binóculos e guia de campo
• Água e lanche
• Roupa e calçado, confortável e adequado a actividades ao ar livre
• Máquina fotográfica

VII MARCHA PELA ÁGUA – “MARCHA AZUL”

No próximo dia 31 de Maio vai realizar-se a 7.ª edição da Marcha pela Água – “Marcha Azul” – dinamizada pelo Ecoclube Júlio Dinis e pela Associação Juvenil Amigos do Cáster. Esta actividade surgiu em 2008, no âmbito da colaboração com a Rede Nacional de Ecoclubes, e desde então tem-se mantido na nossa cidade. O percurso passa pelas 7 fontes da cidade de Ovar e pelo Rio Cáster. Assim, as duas fontes da Rua Alexandre Herculano – Fonte da Mota e Fonte da Vila, a Fonte dos Pelames, (agora incluídas no parque urbano da cidade) Luzes, Arruela, Combatentes e Júlio Dinis, são os pontos de paragem desta caminhada.
A Marcha Azul, tem como principais objectivos sensibilizar a população para a necessidade de poupar água, enquanto recurso escasso essencial à vida (tal como preconizado pela Declaração Universal dos Direitos da Água, lida ao longo do percurso), bem como dar a conhecer este importante património histórico-cultural da cidade que são as suas fontes.
Porque a água é o constituinte mais abundante de todos os seres vivos, a vida na Terra depende da sua existência. No entanto, apesar da água ser um recurso natural renovável, a água potável é cada vez mais um recurso limitado. Muitas pessoas que vivem neste Planeta Azul, já não têm água com as características necessárias para a poderem consumir com a devida segurança! É um dever de cada cidadão, proteger, conservar e gerir de forma sustentável a água.
Convidamos a população de Ovar a participar nesta marcha que se vai efectuar seguindo um percurso na cidade, que passará pelas fontes e pelo Rio Cáster, partindo da Praça da República pelas 15 horas, sob o lema: “Cada um é uma gota, juntos formamos corrente”. Tal como nos últimos anos, haverá uma actividade, de carácter lúdico-cientifico associada a cada fonte, de Geocaching.