VII MARCHA PELA ÁGUA – “MARCHA AZUL”

No próximo dia 31 de Maio vai realizar-se a 7.ª edição da Marcha pela Água – “Marcha Azul” – dinamizada pelo Ecoclube Júlio Dinis e pela Associação Juvenil Amigos do Cáster. Esta actividade surgiu em 2008, no âmbito da colaboração com a Rede Nacional de Ecoclubes, e desde então tem-se mantido na nossa cidade. O percurso passa pelas 7 fontes da cidade de Ovar e pelo Rio Cáster. Assim, as duas fontes da Rua Alexandre Herculano – Fonte da Mota e Fonte da Vila, a Fonte dos Pelames, (agora incluídas no parque urbano da cidade) Luzes, Arruela, Combatentes e Júlio Dinis, são os pontos de paragem desta caminhada.
A Marcha Azul, tem como principais objectivos sensibilizar a população para a necessidade de poupar água, enquanto recurso escasso essencial à vida (tal como preconizado pela Declaração Universal dos Direitos da Água, lida ao longo do percurso), bem como dar a conhecer este importante património histórico-cultural da cidade que são as suas fontes.
Porque a água é o constituinte mais abundante de todos os seres vivos, a vida na Terra depende da sua existência. No entanto, apesar da água ser um recurso natural renovável, a água potável é cada vez mais um recurso limitado. Muitas pessoas que vivem neste Planeta Azul, já não têm água com as características necessárias para a poderem consumir com a devida segurança! É um dever de cada cidadão, proteger, conservar e gerir de forma sustentável a água.
Convidamos a população de Ovar a participar nesta marcha que se vai efectuar seguindo um percurso na cidade, que passará pelas fontes e pelo Rio Cáster, partindo da Praça da República pelas 15 horas, sob o lema: “Cada um é uma gota, juntos formamos corrente”. Tal como nos últimos anos, haverá uma actividade, de carácter lúdico-cientifico associada a cada fonte, de Geocaching.