COASTWATCH 2016

Coastwatch 2016 – Campanha de Monitorização das Praias do Furadouro e Torrão do Lameiro
“Vamos devolver os rios às praias”, é o mote deste ano da campanha Coastwtch dinamizada no concelho de Ovar pela Associação Juvenil Amigos do Cáster com a colaboração do Ecoclube Júlio Dinis, e coordenada pelo Município de Ovar.

Cerca de 40 participantes, entre os quais se encontravam responsáveis pela Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Ovar – Cláudia Cardoso (Chefe de Divisão), Joana Rego, Paulo Silva e Pedro Chaves – e alunos do Ecoclube Júlio Dinis, foram registando, ao longo do percurso de 5 quilómetros, os dados relativos aos tipos de resíduos encontrados, biodiversidade e estado de erosão da linha de costa.

A triste constatação de um aumento dos resíduos ao longo do percurso, na sua maioria provocados pelo Homem. Os plásticos são o grupo de resíduos mais abundante, seguindo-se os resultantes da pesca, vidro, metal e orgânicos.
Quanto ao estado das dunas verificou-se o aumento de erosão com um acentuado recuo da linha de costa, bem visível nalguns troços. O pisoteio das dunas, as marcas de veículos motorizados na praia, e a destruição do coberto vegetal da zona supratidal foram também outros indicadores negativos observados.

Sobre a biodiversidade, pudemos registar a predominância natural de aves marinhas, gaivotas, pilritos, e, ainda, de uma ave de rapina.
No final do percurso, a satisfação dos participantes, o desejo de voltar no próximo ano e a necessidade de passar a mensagem: as zonas costeiras e os oceanos sustentam a vida na Terra e cada um de nós tem que contribuir para manter e preservar essa sustentabilidade para que os recursos que dele provêm possam chegar para todos.