LIMPEZA DUNAS ESMORIZ

Acção Ambiental na Praia de Esmoriz
Resultado: Recolha de 1420 kg de chorão-das-praias (espécie exótica invasora)
Este fim-de-semana estivemos com a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, a Unidade de Vida Selvagem – Wildlife Research Unit e a Associação BioLiving em Esmoriz e Paramos, no âmbito do projecto Cidadania pela Natureza, numa acção de voluntariado para a protecção das dunas através da recolha de lixo e remoção de chorão-das-praias (espécie exótica invasora).

Fotografias de Magda Moreira

MONITORIZAÇÃO AMBIENTAL – RIOS

Sessão 5 de Monitorização e Sensibilização Ambiental – 06/Jun/2016

Durante a celebração do encerramento do ano lectivo 2015/2016, os alunos e professores prepararam uma apresentação e cantaram uma canção que evocava a sua participação no Projecto de Monitorização Ambiental – Rios (PMA-R) dinamizado pelos Amigos do Cáster e a ASPEA, o qual, permitiu que estes alunos pudessem usufruir do Rio Negro, linha de água da freguesia de Válega, como se fosse um laboratório natural durante as suas saídas de campo.
Nós, Amigos do Cáster, estamos certos que esta, terá sido uma experiência que estas crianças não esquecerão, registando a sua emoção pelo carinho dado à nossa associação tanto pelos alunos, como pelos professores e auxiliares. Até uma próxima ocasião e muito obrigado.

/p>

/p>

/p>

ECO-PASSEIO

Eco-Passeio Barrinha de Esmoriz – Paramos
Barrinha de Esmoriz – Castro de Ovil

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado no dia 5 de Junho e foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Os Amigos do Cáster associaram-se a esta efeméride através da organização do seu “Eco-Passeio Barrinha de Esmoriz – Paramos”.

Para esta iniciativa os Amigos do Cáster contaram com a colaboração do Prof. Rubim Almeida da Botânico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e do investigador da Universidade de Aveiro Eduardo Ferreira, ambos profundos conhecedores dos locais visitados, emanando avultada quantidade de informação, primada por qualidade.

Além do seu valor didáctico, este evento foi um excelente motivo para confraternização e para a actividade física ao ar livre. Também foi uma excelente oportunidade para a recolha de imagens de um dos pontos mais importantes no que respeita à conservação da natureza do concelho de Ovar, a Barrinha de Esmoriz.

Resta aos Amigos do Cáster agradecer a tenacidade evidenciada pelos participantes deste passeio, pois foram percorridos mais de 25km a pedalar. A todos Bem Hajam.