ECO PASSEIO | CIDADE DE OVAR – MOITA

Parque da Cidade

Margens do Cáster

Ponte do Casal

Ponte do Casal

No passado dia 8 de Junho, a Associação Amigos do Cáster e amigos foram à descoberta da avifauna da nossa cidade, num percurso que se iniciou em contexto urbano e terminou já dentro da Zona de Protecção Especial (ZPE) da Ria de Aveiro. Começou no Parque Urbano, e os 16 participantes acompanharam o rio Cáster até à ponte de S. Roque. De imediato seguiram para a localidade da Ribeira para um retemperador café. Daí seguiram até à ponte da Moita concluindo assim esta experiência. Os participantes desta actividade atravessaram diferentes habitats. Desde zonas artificiais, a zonas adjacentes, a matas, até zonas e prados húmidos.
Esta actividade contou com a experiência dos ornitólogos, Paulo Alves, João Godinho e Romão Machado que facilitou a observação de 65 espécies de aves ao longo do percurso. Exemplos disso são a Águia-calçada, a Águia-d’asa-redonda, a Poupa, a Milheirinha, o Cartaxo-comum, o Chapim-real, o Chapim-azul e a Fuinha-dos-juncos.
Não restam dúvidas, que foi uma manhã extremamente bem passada com participantes que transbordaram simpatia e que demonstraram grande consciência ambiental.
Assim se cumpriu mais uma actividade que tinha como objectivo observar aves no seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente. Seguramente que mais actividades e momentos como estes se repetirão.