COASTWATCH

Praia do Torrão do Lameiro

Monitorização da Costa em Ovar

«O Projecto Coastwatch foi considerado internacionalmente, este ano, e no âmbito do Projecto MARLISCO, como um estudo de caso de boas práticas. A Campanha Coastwatch em Portugal foi seleccionada como uma das melhores 11 práticas que visam reduzir a quantidade de lixo marinho nos mares da Europa.
No presente ano lectivo realiza-se a 24.ª Campanha, cujo tema “Coastwatch: Litoral: Um Futuro” pretende desta forma alertar para a responsabilidade de todos em participar, de forma activa, no desenvolvimento sustentável do nosso litoral e do nosso país. »
(Fonte: DGEST)
Assim a Associação Amigos do Cáster insere-se mais uma vez nesta campanha. Já o faz desde o início da década passada, e nas últimas ocasiões com um grande apoio da Escola Secundária Júlio Dinis através do seu Eco Clube, exactamente com o mesmo nome. Foi uma actividade muito participada, e através da qual, se monitorizou o troço costeiro entre a Praia do Furadouro e a do Torrão de Lameiro.

Esta actividade é magnífica porque dá aso a que se veja com os nossos próprios olhos aquilo que tanto se escreve nos jornais, como são os casos das denúncias sistemáticas sobre as águas poluídas do mar, por toda a variedade de resíduos, prejudiciais a todos os seres que dos oceanos se servem. Como já foi referido, desta vez as possíveis vítimas destes maus tratos aos oceanos foram alguns Patos-pretos Melanitta negra , um papagaio-do-mar Fratercula arctica entre gaivotas e outras espécies.

Quanto aos problemas da erosão costeira, constata-se se o agravamento do desaparecimento do cordão dunar.

Uma última palavra de apreço pela Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Ovar que facultou o autocarro à organização, facilitando assim o transporte dos participantes na volta do Torrão de Lameiro para o Furadouro.

Mais oportunidades ocorrerão. Esteja atento e deixe-se envolver.

FLORESTA AUTÓCTONE

Mercado Municipal de Ovar

Mercado Municipal de Ovar

Mercado Municipal de Ovar

Esta foi a segunda iniciativa de promoção da floresta autóctone. Os Amigos do Cáster associando-se à Escola Secundária Júlio Dinis, ofereceu novamente azevinhos no Mercado Municipal de Ovar.