AMA OVAR

Nota de Imprensa – Componente 1
“MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA ESPAÇOS VERDES URBANOS”

Realizou-se, no dia 25 junho de 2013, a apresentação do “MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA ESPAÇOS VERDES URBANOS” na sede da Associação Juvenil Amigos do Cáster desenvolvido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) através do Projeto
Rios.
O “Manual De Boas Práticas Para Espaços Verdes Urbanos” foi desenvolvido no âmbito de uma candidatura apresentada ao regulamento específico “Política de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana”, com o n.º de operação CENTRO – 02 – RU41 – FEDER – 008083, pela Câmara Municipal de Ovar e a Associação Juvenil Amigos do Cáster com a designação “P19 – Ações de Monitorização Ambiental” – N.º 2897.
O presente manual apresenta um breve enquadramento, seguido da descrição da importância dos espaços verdes onde se destaca as principais utilizações e funções e exemplos de boas práticas em espaços verdes para a melhoria dos sistemas de drenagem, habitats e biodiversidade e envolvimento da comunidade. Apresenta-se ainda um conjunto de regras de vivência e usufruto dos espaços verde de forma sustentável e participativa.
Este projeto é cofinanciado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro e da União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pela Câmara Municipal de Ovar.
(Manual de Boas Práticas) (Carta da Sustentabilidade)
(Regulamento Prémio Prestígio da Sustentabilidade)
(Notificação Blogue) (Jornal Praça Pública) (Jornal João Semana) (Rádio AVFM)

AMA OVAR

Nota de Imprensa – Componente 2
“DESENVOLVIMENTO DE ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL”
A Associação Amigos do Cáster em colaboração com os Agrupamentos de Escolas de Ovar e de Ovar Sul deslocou-se às Escolas Básicas da Oliveirinha e Combatentes (uma sessão específica para docentes) , em Ovar e Oliveira Lopes em Válega para transmitir conceitos sobre utilização racional de energia, zonas húmidas, morcegos, borboletas noturnas, importância dos insetos na conservação da natureza e conservação dos rios. Nestas ações estiveram envolvidas mais de 200 crianças do primeiro ciclo do ensino básico e contámos com o apoio técnico das empresas e associações conservacionistas, “Irradiare, Ciência para a Evolução”, “AMBIODIV, Valor Natural”, “TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal” e “Projeto Rios”, organizando 9 ações de sensibilização na Escola da Oliveirinha e 36 ações de sensibilização na Escola Oliveira Lopes. Esta ação ocorreu a 11 e 12 de junho do corrente ano.
O objetivo destas ações de sensibilização ambiental foi desenvolver nas crianças a consciência para a preservação da natureza conhecendo por um lado os seus constituintes e por outro as suas ameaças, estimulando-as a ter comportamentos mais adequados no sentido de preservarem os recursos ambientais e ainda passar a mensagem aos adultos.
Estas palestras e os restantes workshops desenvolvidos ao longo do ano de 2011, inerentes ao conceito “stop the loss”, foram desenvolvidos no âmbito de uma candidatura apresentada ao regulamento específico “Politica de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana”, com o n.º de operação CENTRO – 02 – RU41 – FEDER – 008083, pela Câmara Municipal de Ovar e a Associação Juvenil Amigos do Cáster com a designação “P19 – Ações de Monitorização Ambiental” – N.º 2897.
Este projeto é cofinanciado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro e da União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pela Câmara Municipal de Ovar.

(Oficina introdução “stop loss”) (Oficina instrução “stop loss”) (Oficina – Gestão de Zonas Húmidas – Divulgação) (Oficina – Gestão de Zonas Húmidas – Resultado) (Oficina – Uma Experiência de História Natural… pela Noite – Divulgação) (Oficina – Uma Experiência de História Natural… pela Noite – Resultado) (Oficina – Uma Experiência de História Natural… Urbana – Divulgação) (Oficina – Uma Experiência de História Natural… Urbana – Resultado) (Oficina – Gestão de Biodiversidade em Espaços Verdes e Jardins – Divulgação) (Oficina – Gestão de Biodiversidade em Espaços Verdes e Jardins – Resultado) (Notificação Blogue) (Jornal Praça Pública) (Jornal João Semana) (Rádio AVFM) (Toda a Documentação)

AMA OVAR

Nota de Imprensa – Componente 3
“DEFINIÇÃO DE UM PLANO DE ACÇÃO PARA A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA”

NOTA DE IMPRENSA – SUMÁRIO
A associação Amigos do Cáster emitiu a brochura “Ovar e as Alterações Climáticas”, no âmbito de uma iniciativa que pretende sensibilizar a população de Ovar e o público em geral para o impacte do consumo energético nas alterações climáticas, assim como para a necessidade de diminuir a emissão de gases com efeito de estufa (GEE) para a atmosfera.
A brochura “Ovar e as Alterações Climáticas” reflete o contributo da utilização de energia no Concelho de Ovar para o aquecimento global e para as alterações climáticas, explicando a importância da implementação de medidas de sustentabilidade energética para a minimização desse contributo.

NOTA DE IMPRENSA
As emissões atmosféricas decorrentes de ações humanas estão a contribuir para uma acumulação de gases de efeito estufa na atmosfera, o que origina alterações nas condições climáticas da terra. Os centros urbanos, pela sua densidade populacional e pelo seu estatuto como centros de riqueza, de criatividade, e como economias de escala podem ter um papel importante para mitigar o problema.
Com o objetivo de sensibilizar a população de Ovar e o público em geral para a problemática do impacte do consumo energético nas alterações climáticas e para a necessidade de minimizar a emissão de gases com efeito de estufa (GEE) para a atmosfera, a associação Amigos do Cáster
tomou a iniciativa de elaborar e promover a brochura “Ovar e as Alterações Climáticas”.
“Amigos do Cáster” é uma associação juvenil vocacionada para as áreas do ambiente, cultura e solidariedade social. Criada em 1993, tem por objeto social motivar e congregar todos os jovens para a criação e dinamização de atividades de índole ambiental e cultural, promovendo a socialização
e formação cívica dos seus associados e população em geral.
A brochura agora elaborada pretende informar sobre o contributo da utilização de energia no Concelho de Ovar para a emissão de GEE para a atmosfera e consequentemente para o aquecimento global e as alterações climáticas.
Na matriz energética do município de Ovar, constante nesta brochura, são caracterizados os consumos energéticos locais e as respetivas tendências de evolução, assim como as emissões de gases com efeito de estufa e a fatura energética associadas. A matriz energética apresenta uma desagregação por fonte energética e por setor de atividade para os anos 2011, 2020 e 2030, incluindo ainda indicadores energéticos para o período 2000-2030 e indicadores de benchmarking (contexto nacional e internacional).
Os resultados apresentados decorrem da utilização, para o território do município de Ovar, de um modelo matemático específico desenvolvido pela IrRADIARE, Science for evolution®.

OVAR E AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS – INDICADORES
No concelho de Ovar foram consumidos, no ano de 2011, 864.018 MWh/ano de energia, levando à emissão de 218 mil toneladas de CO2. Este consumo de energia representou ainda um custo total de 117 milhões de euros em energia.
As atuais tendências de consumo indiciam que a procura de energia no concelho deverá aumentar cerca de 5% até ao ano de 2020 e cerca de 12% até 2030, verificando-se uma tendência para a maior utilização de energia elétrica em detrimento do uso de combustíveis fósseis.
O município de Ovar apresenta uma intensidade energética e um consumo de energia final per capita superior à média nacional, contudo, inferior à média europeia. Estes resultados devem-se, sobretudo, a fatores socioeconómicos, embora também às condições climatéricas amenas que
caracterizam a região.
O elevado recurso a energia não renovável e a utilização excessiva de combustíveis fósseis como fonte de energia conduz não só ao aumento da concentração de CO2, como também ao aumento dos custos da energia.
O município de Ovar dispõe já de um Plano de Ação para a Energia Sustentável (PAES), onde se incluem um conjunto de medidas de sustentabilidade energética que deverão ser implementadas para atingir as metas propostas de reduço de 21% das emissões de CO2 no município, até 2020. As medidas de sustentabilidade incluídas no PAES de Ovar abrangem os principais setores de atividade, sendo essencial o envolvimento dos cidadãos, agentes locais,
empresariais, sociais e institucionais do município para o cumprimento das metas de sustentabilidade propostas.
A brochura “Ovar e as Alterações Climáticas” disponibilizada pela associação “Amigos do Cáster” constitui uma importante ferramenta de sensibilização e mobilização da população e agentes económicos para a mudança de paradigma no município de Ovar e para o contributo da
região para a mitigação das alterações climáticas, assim como para a preservação de outros recursos naturais.
Este projeto é cofinanciado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro e da União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pela Câmara Municipal de Ovar.

(Matriz Energética) (Matriz Energética – Sítio Município de Ovar) (Notificação Blogue) (Jornal Praça Pública) (Jornal João Semana) (Rádio AVFM)

AMA OVAR

Nota de Imprensa – Componente 4
“RELATÓRIO PARA UM SISTEMA DE MONITORIZAÇAO DOS ESPAÇOS VERDES URBANOS”
Realizou-se, no dia 25 junho de 2013, a apresentação do relatório“SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO DOS ESPAÇOS VERDES URBANOS” na sede da Associação Juvenil
Amigos do Cáster desenvolvido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) através do Projeto Rios.
O relatório de um “Sistema de Monitorização dos Espaços Verdes Urbanos” foi desenvolvido no âmbito de uma candidatura apresentada ao regulamento específico “Política de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana”, com o n.º de operação CENTRO – 02 – RU41 – FEDER – 008083, pela Câmara Municipal de Ovar e a Associação Juvenil Amigos do Cáster com a designação “P19 – Ações de Monitorização Ambiental” N.º 2897.
Este guia apresenta um breve enquadramento, da importância dos sistemas de monitorização de espaços verdes urbanos onde se destacam os principais serviços dos espaços verdes urbanos, parâmetros de monitorização e cuidados a ter em conta na realização de atividades de monitorização.
Apresenta-se ainda uma ferramenta de monitorização dos espaços verdes para AMA. OVAR.
Esta ferramenta é complementada com uma breve descrição da aplicação do projeto rios para adoção de linhas de água em espaços verdes urbanos.
Este projeto é cofinanciado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro e da União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pela Câmara Municipal de Ovar.

(Relatório para um Sistema de Monitorização dos Espaços Verdes Urbanos) (Notificação Blogue) (Jornal Praça Pública) (Jornal João Semana) (Rádio AVFM)

AMA OVAR

Oficina instrução “stop loss”

Ontem, 12 de Junho, realizaram-se, duas palestras de sensibilização pedagógica com a duração de 1 hora cada na Escola Básica do 1º ciclo da Oliveirinha.
Estas ações ficaram a cargo da TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Formação realizada através do Contrato de Financiamento referente à Operação P19 – Acções de Monitorização Ambiental – N.º 2897, no âmbito da candidatura apresentada ao regulamento específico “Politica de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana”, com o n.º de operação CENTRO – 02 – RU41 – FEDER – 008083

AMA OVAR

Uma Experiência de História Natural… pela Noite – Borboletas Nocturnas e Morcegos (Primavera e Verão)

A ideia central foi recriar um ambiente sóbrio e descontraído na Escola Básica do 1º Ciclo Oliveira Irmão, em Válega, Ovar, em que a atividade central foi proceder a uma apresentação multimédia os vários aspectos da Biodiversidade e Ecossistemas, devidamente enquadrada com o público alvo, sendo proposta a ação participativa das crianças sobre a influência positiva/negativa de diferentes elementos e práticas do dia a dia sobre a Biodiversidade.

Formação realizada através do Contrato de Financiamento referente à Operação P19 – Acções de Monitorização Ambiental – N.º 2897, no âmbito da candidatura apresentada ao regulamento específico “Politica de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana”, com o n.º de operação CENTRO – 02 – RU41 – FEDER – 008083

AMA OVAR

Oficina introdução “stop loss”

Ontem, 12 de Junho, realizaram-se, de várias palestras de sensibilização pedagógica com a duração de 1 hora cada na Escola Básica do 1º ciclo da Oliveirinha.
Estas ações ficaram a cargo da TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Formação realizada através do Contrato de Financiamento referente à Operação P19 – Acções de Monitorização Ambiental – N.º 2897, no âmbito da candidatura apresentada ao regulamento específico “Politica de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana”, com o n.º de operação CENTRO – 02 – RU41 – FEDER – 008083

AMA OVAR

Oficina Countdown 2010 – Gestão de Zonas Húmidas

Realizou-se no início desta semana, uma oficina inspirada no tema Countdown 2010 – Travar a perda de Biodiversidade Workshop dirigido à análise de medidas e ferramentas necessárias para a gestão sustentável de zonas húmidas, com foco nas componentes de conservação de valores naturais. Esta oficina foi realizada na Escola Básica do 1º Ciclo Oliveira Lopes na freguesia de Válega em Ovar, tendo reunido grupos de várias escolas desta freguesia.

Formação realizada através do Contrato de Financiamento referente à Operação P19 – Acções de Monitorização Ambiental – N.º 2897, no âmbito da candidatura apresentada ao regulamento específico “Politica de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana”, com o n.º de operação CENTRO – 02 – RU41 – FEDER – 008083