AMA OVAR

Nota de Imprensa – Componente 3
“DEFINIÇÃO DE UM PLANO DE ACÇÃO PARA A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA”

NOTA DE IMPRENSA – SUMÁRIO
A associação Amigos do Cáster emitiu a brochura “Ovar e as Alterações Climáticas”, no âmbito de uma iniciativa que pretende sensibilizar a população de Ovar e o público em geral para o impacte do consumo energético nas alterações climáticas, assim como para a necessidade de diminuir a emissão de gases com efeito de estufa (GEE) para a atmosfera.
A brochura “Ovar e as Alterações Climáticas” reflete o contributo da utilização de energia no Concelho de Ovar para o aquecimento global e para as alterações climáticas, explicando a importância da implementação de medidas de sustentabilidade energética para a minimização desse contributo.

NOTA DE IMPRENSA
As emissões atmosféricas decorrentes de ações humanas estão a contribuir para uma acumulação de gases de efeito estufa na atmosfera, o que origina alterações nas condições climáticas da terra. Os centros urbanos, pela sua densidade populacional e pelo seu estatuto como centros de riqueza, de criatividade, e como economias de escala podem ter um papel importante para mitigar o problema.
Com o objetivo de sensibilizar a população de Ovar e o público em geral para a problemática do impacte do consumo energético nas alterações climáticas e para a necessidade de minimizar a emissão de gases com efeito de estufa (GEE) para a atmosfera, a associação Amigos do Cáster
tomou a iniciativa de elaborar e promover a brochura “Ovar e as Alterações Climáticas”.
“Amigos do Cáster” é uma associação juvenil vocacionada para as áreas do ambiente, cultura e solidariedade social. Criada em 1993, tem por objeto social motivar e congregar todos os jovens para a criação e dinamização de atividades de índole ambiental e cultural, promovendo a socialização
e formação cívica dos seus associados e população em geral.
A brochura agora elaborada pretende informar sobre o contributo da utilização de energia no Concelho de Ovar para a emissão de GEE para a atmosfera e consequentemente para o aquecimento global e as alterações climáticas.
Na matriz energética do município de Ovar, constante nesta brochura, são caracterizados os consumos energéticos locais e as respetivas tendências de evolução, assim como as emissões de gases com efeito de estufa e a fatura energética associadas. A matriz energética apresenta uma desagregação por fonte energética e por setor de atividade para os anos 2011, 2020 e 2030, incluindo ainda indicadores energéticos para o período 2000-2030 e indicadores de benchmarking (contexto nacional e internacional).
Os resultados apresentados decorrem da utilização, para o território do município de Ovar, de um modelo matemático específico desenvolvido pela IrRADIARE, Science for evolution®.

OVAR E AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS – INDICADORES
No concelho de Ovar foram consumidos, no ano de 2011, 864.018 MWh/ano de energia, levando à emissão de 218 mil toneladas de CO2. Este consumo de energia representou ainda um custo total de 117 milhões de euros em energia.
As atuais tendências de consumo indiciam que a procura de energia no concelho deverá aumentar cerca de 5% até ao ano de 2020 e cerca de 12% até 2030, verificando-se uma tendência para a maior utilização de energia elétrica em detrimento do uso de combustíveis fósseis.
O município de Ovar apresenta uma intensidade energética e um consumo de energia final per capita superior à média nacional, contudo, inferior à média europeia. Estes resultados devem-se, sobretudo, a fatores socioeconómicos, embora também às condições climatéricas amenas que
caracterizam a região.
O elevado recurso a energia não renovável e a utilização excessiva de combustíveis fósseis como fonte de energia conduz não só ao aumento da concentração de CO2, como também ao aumento dos custos da energia.
O município de Ovar dispõe já de um Plano de Ação para a Energia Sustentável (PAES), onde se incluem um conjunto de medidas de sustentabilidade energética que deverão ser implementadas para atingir as metas propostas de reduço de 21% das emissões de CO2 no município, até 2020. As medidas de sustentabilidade incluídas no PAES de Ovar abrangem os principais setores de atividade, sendo essencial o envolvimento dos cidadãos, agentes locais,
empresariais, sociais e institucionais do município para o cumprimento das metas de sustentabilidade propostas.
A brochura “Ovar e as Alterações Climáticas” disponibilizada pela associação “Amigos do Cáster” constitui uma importante ferramenta de sensibilização e mobilização da população e agentes económicos para a mudança de paradigma no município de Ovar e para o contributo da
região para a mitigação das alterações climáticas, assim como para a preservação de outros recursos naturais.
Este projeto é cofinanciado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro e da União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pela Câmara Municipal de Ovar.

(Matriz Energética) (Matriz Energética – Sítio Município de Ovar) (Notificação Blogue) (Jornal Praça Pública) (Jornal João Semana) (Rádio AVFM)