6º ECO-PASSEIO | RIA DE AVEIRO

6º Eco Passeio Ria de Aveiro – Canais e Esteiros de Ovar e Pardilhó

Dia 26 de Abril , vai ser realizado o “6º Eco Passeio Ria de Aveiro – Canais e Esteiros de Ovar e Pardilhó”, atividade organizada pela colaboração entre as associações “CENARIO”, Centro Náutico Ria de Ovar e os Amigos do Cáster com vista a promover o património natural e as atividades náuticas do concelho de Ovar, assim como, sublinhar a energia e o valor que o movimento associativo popular pode conferir às comunidades locais.

Esta atividade está organizada da seguinte forma:

09H30: Receção dos participantes na sede da CENÁRIO no Cais do Puxadouro, Válega, Ovar;
10H00: Passeio de Barco pela, Ribeira da Aldeia, Mourão e Gago;
12H30: Chegada e almoço (piquenique);
14H00: Trabalhos manuais- Conceção e fabrico de utensílios domésticos de madeira;
17H00: Fim das atividades

O valor da inscrição é fixo, 5 Euros para sócios de qualquer das associações e 7 Euros para não sócios. O pagamento poderá ser efectuado no próprio dia ou ainda através de transferência multibanco para o nib 0010 0000 2505 5800 0015 6 (Associação Juvenil Amigos do Cáster) e respectiva apresentação de comprovativo no dia do evento.
Cada participante trará o seu piquenique/almoço e poderá partilhá-lo com os restantes participantes. O número máximo de participantes será de 30. Para participar deverá enviar para [email protected] com os seguintes dados, i) nome completo, ii) endereço de correio-e, iii) número de telemóvel. Para mais informação, contacte, Carlos Ramos através do telemóvel, 964 205 415.

Participe!

Fotografias de Ricardo Teixeira e Duarte Regalado respectivamente.

COASTWATCH 2015

“Coastwatch: 25 anos a olhar pelo Litoral” foi o tema escolhido para a 25ª campanha deste projeto de educação ambiental que, anualmente, junta milhares de voluntários por toda a Europa. No concelho de Ovar esta campanha é coordenada pela CMO e dinamizada pela Associação Amigos do Cáster com a colaboração do Ecoclube Júlio Dinis. Foi no passado dia 22 de março que decorreu esta atividade, juntando mais de 50 participantes que colaboraram na monitorização do troço costeiro entre as praias do Furadouro e do Torrão do Lameiro. Avaliar o estado em que se encontra este troço do litoral, através da observação dos parâmetros: poluição do areal, da água, erosão costeira, pressão urbanística e principais espécies de fauna e flora presentes, é a principal missão desta campanha. É desta forma que o Coastwatch, promove a cidadania ativa, alertando para a responsabilidade de todos em participar, de forma ativa e continuada, no desenvolvimento sustentável de uma parte muito importante do nosso território – o Litoral. No entanto, para além desta missão, também houve espaço para um salutar.

COASTWATCH 2015

O Coastwatch terá lugar no domingo, 22 de Março de 2015, com as 09h30 e a Praia do Furadouro como hora e local de encontro.
O objectivo desta actividade é percorrer um bloco de 5 km da zona costeira, concretamente da Praia do Furadouro até a Praia do Torrão de Lameiro, registando assim por unidades de 500m, o nível de resíduos, os arrojamentos de fauna selvagem, a flora, fauna, ocorrente, entre muitos outros elementos. Essa informação é tratada a nível local (por escolas e municípios), regional e nacional com a elaboração de um relatório que será apresentado num seminário nacional. Esta é a componente técnica da Coastwatch.
No entanto, os Amigos do Cáster querem tornar esta manhã num momento de confraternização com os participantes, alunos das diversas escolas do concelho e estudiosos do tema da Erosão Costeira e Defesa da Costa. Partilhem connosco um pequeno passeio entre a Praia do Furadouro e a Praia do Torrão de Lameiro fruindo de uma magnífica paisagem, de excelente companhia e de alguns conhecimentos extra sobre a nossa costa. Ajudem-nos a melhorar o conhecimento da situação ambiental da costa do concelho de Ovar, a sensibilizar a comunidade, e as instituições para os problemas resultantes dos impactos da actividade humana.
Para mais informações, contactem os Amigos do Cáster através do seguinte endereço de correio electrónico [email protected]