AMBID2015 – 11º EFCO – Orador 01 (PT)

AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2015
11º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar

Eduardo Barrento

Sítio dos Falcões

Era uma vez um pequeno local chamado Sítio. Lá, onde a terra se estende pelo mar adentro, teimosamente erguida acima das maiores vagas surfadas do mundo. Uma terra de surfistas e turistas, de pescadores e varinas, cohabitando com uma abundante e diversificada vida selvagem. Um local de lendas e tradições, onde natureza e ser humano parecem andar lado a lado, apesar de alguns contratempos, numa harmonia difícil de explicar. Um local de abrigo para um mundo de espécies, sobretudo de aves. Muitas, aqui, encontram condições perfeitas para prosperar. Das rapinas mais comuns, à mais rápida ave do mundo. Acima de todos, dois falcões parecem imperar. Era uma vez o Sítio dos Falcões.

Fotografia de Aves em Voo

Obter fotografias nítidas de aves em voo é um dos maiores desafios para o fotógrafo da Natureza e da vida selvagem. Muitas vezes conseguimos apenas fotos desfocadas ou só da cauda da ave. A técnica exige muita prática, apoiada em sólidos conhecimentos de fotografia e do equipamento a usar, bem como o estudo das próprias aves (saber onde as encontrar e os seus hábitos). O uso de grandes teleobjetivas permite “aproximar-nos” da ação, mas, por outro lado, tornam o campo de visão muito fechado, dificultando assim o simples seguimento da ave. Ao mesmo tempo é ainda necessário conseguir focar e expor corretamente, de preferência conseguindo uma boa pose, bom enquadramento e com uma boa luz… Tudo isto numa fração de segundo, na maior parte das vezes sem segundas hipóteses. Um pouco de sorte e persistência ajudam, bem como algumas técnicas que serão abordadas.

Síntese Biográfica

Eduardo Barrento vive em Alcobaça, onde faz educação ambiental com base nas imagens da Natureza de Portugal que recolhe há mais de 20 anos. Começou no fotojornalismo da área do desporto, mas depressa se dedicou em exclusivo à sua paixão, a fotografia da Natureza e da Vida Selvagem. Colabora com várias revistas nacionais e estrangeiras como a National Geographic Portugal. Fotógrafo premiado em vários concursos de fotografia da Natureza e da Vida Selvagem faz também formação em fotografia.