AMBID2015 – 11º EFCO – Orador 09 (PT)

AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2015
11º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar

Flora dunar e lagunar do concelho de Ovar

As características ambientais do litoral, nomeadamente no que respeita à elevada salinidade (presente nos substratos e na atmosfera – salsugem), os ventos fortes, a reduzida capacidade de retenção de água do solo arenoso aliada à sua grande mobilidade, o impacto das partículas sólidas sobre os organismos, a forte insolação e o aquecimento do solo, entre outros, condicionam a vida vegetal (bem como a animal). Todas estas condições ambientais contribuíram para que, no decurso de evolução, as plantas desenvolvessem estratégias de vida e morfologias muito especiais que fazem com que esta vegetação seja extremamente diferente, sendo a região do concelho de Ovar extremamente rica neste tipo de flora.

Síntese Biográfica

Rubim Almeida é professor do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e Investigador do CIBIO/InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto).
Licenciado pela FCUP doutorou-se na mesma Universidade em Taxonomia e Ecologia, tendo-se especializado em Evolução e Filogenia de Monocotiledóneas (sobretudo Hyacinthaceae).
Publicou várias dezenas de artigos científicos e capítulos de livros, bem como artigos de divulgação, e os seus interesses incluem áreas tão diversas como paisagismo, urbanismo, florística, arqueobotânica, botânica forense ou fotografia de Natureza. Actualmente dá aulas sobre temas relacionados com botânica, diversidade, sistemática e ecologia aos alunos das licenciaturas de Biologia, Ciências e Tecnologias do Ambiente e Arquitectura Paisagista. É o actual director do mestrado em Ecologia, Ambiente e Território da FCUP.
Sendo o Curador do Herbário da Universidade do Porto, Integra a comissão científica do Jardim Botânico do Porto e é membro da Equipa Técnica do Jardim Botânico da UTAD, colaborando com várias entidades nacionais e internacionais. É também autor e assessor do Projecto Flora Ibérica (C.S.I.C. – Espanha) e coordenador nacional do Projecto Atlas Flora Europaea (Universidade de Helsínquia, Finlândia).