AMBID2015 – 11º EFCO – Orador 10 (PT)

AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2015
11º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar

Quando, em conservação, a ficção supera a realidade. O caso particular da conservação dos morcegos

Saem ao crepúsculo estes fascinantes animais e, noite dentro, são presença constante nas cidades, nas aldeias, nas florestas… Mas afinal, quem são os morcegos? Com esta comunicação pretende dar-se a conhecer estes mamíferos tantas vezes envolvidos em mitos infundados e sensibilizar para a sua importância ecológica e económica.

Espécies exóticas invasoras: belas e perigosas.

Porque são vistosas, coloridas, lucrativas ou porque apresentam algum tipo de utilidade, um sem número de espécies nativas de determinado local tem sido transportado entre diversos pontos do planeta. Ao chegar a um novo ambiente, algumas espécies exóticas podem não encontram predadores naturais ou, por exemplo, apresentam alguma toxicidade, ganhando vantagens competitivas sobre as espécies nativas, passando a desenvolver-se descontroladamente e sem a intervenção do homem. É nestas situações que se tornam espécies exóticas invasoras.
Representando a 2ª maior causa a nível mundial para a perda de biodiversidade, vamos conhecer melhor o mundo das invasões ecológicas.

Síntese Biográfica

Milene Matos é licenciada e doutorada em Biologia, pela Universidade de Aveiro (UA) e tem formação complementar em ilustração científica, educação ambiental, ecologia florestal, planos de gestão florestal, gestão florestal sustentável (University of Wageningen), Comunicação de Ciência (University of the West of England), Ciências da Comunicação (University of Amsterdam) e Marketing (IMF Business School de Madrid). Tem experiência em monitorização de vida selvagem, nomeadamente no âmbito de estudos do impacto antropogénico sobre a biodiversidade. Atualmente é investigadora de pós-doutoramento na Unidade de Vida Selvagem, no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, dedicando-se à comunicação de ciência e promoção da cultura científica e dos valores naturais, nomeadamente da Mata Nacional do Buçaco, onde criou o Serviço Educativo. Participa em vários projetos de investigação nacionais e internacionais, entre os quais um Life + e um Erasmus +. Publicou vários livros, incluindo um livro infantil, artigos científicos e de divulgação e apresentou mais de oitenta trabalhos em conferências nacionais e internacionais, sendo bastante focada na partilha de conhecimentos e na promoção da cultura científica. Foi recentemente galardoada com um prémio europeu atribuído pela Federação Europarc em cooperação com a Fundação Alfred Toepfer, intitulado “Alfred Toepfer Natural Heritage”, que tem por objetivo galardoar conservacionistas com provas dadas na área da conservação da natureza, em particular nas áreas protegidas da Europa; e com os prémios nacional, internacional e preferência do público no galardão Terre de Femmes, atribuído pela Fundação Yves Rocher e Instituto de França.
CV completo em www.milenematos.com.