AMBID2015 – 11º EFCO – Orador 05 (PT)

AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2015
11º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar

Longe do Mar

Longe do mar, em rias, barragens ou nascente, Rui Guerra procura incessantemente novas oportunidades fotográficas, novas paisagens, novas experiências. Desde simples ribeiro pouco profundos até às grutas submersas do interior da terra, há mundos novos para descobrir, novos seres para admirar. Nesta apresentação o fotógrafo irá contar algumas histórias referentes a diversas imagens realizadas em ambientes de água doce.

Síntese Biográfica

Iniciou as suas incursões no mundo submarino no início da década de 80 e desde 1992 que faz fotografia subaquática.
Ao longo da sua carreira dedicou muitos anos à competição em fotografia subaquática tendo atingido o estatuto de Atleta de Alta-competição nesta modalidade. O seu trabalho tem sido distinguido em diversas vezes, destacando-se os seis títulos de Campeão Nacional, um de Vice-Campeão do Mundo e de Campeão do Mundo numa categoria, para além de diversos outros prémios nacionais e internacionais.

Actualmente é o Seleccionador e Treinador Nacional desta modalidade, tendo ensinado fotografia subaquática desde o ano 2000, sendo instrutor certificado de nível 2 pela Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS) e pela Confederação Mundial de Actividades Subaquáticas (CMAS). É o autor do único livro técnico editado em Portugal sobre o tema – “Manual Prático de Fotografia Subaquática”.

Tem diversos artigos publicados na imprensa nacional e estrangeira, colaborando regularmente com instituições de ensino e de investigação científica, para além de dar apoio a campanhas publicitárias e outros trabalhos comerciais, tanto na área do vídeo como da fotografia.