EDUCAÇÃO AMBIENTAL – AGITANA-TE

Sessão 7
Os Amigos do Cáster têm desenvolvido, no âmbito da parceria com a Delegação de Ovar da Cruz Vermelha Portuguesa, um conjunto de actividades de educação ambiental inseridas no projecto AGITANA-TE. Este projecto está direccionado ao apoio a crianças e jovens de etnia cigana do concelho de Ovar.
Assim, desde meados de Julho e até ao final do mês de Agosto, os Amigos do Cáster têm dedicado as manhãs de terça-feira a promover actividades junto destas crianças, que vão desde o incentivo à preservação da biodiversidade – especialmente da avifauna – com visitas ao parque urbano de Ovar e ao percurso BIORIA em Salreu, com actividades de iniciação ao birdwatching, e com a construção de caixas ninho e de comedouros, à sensibilização para o problema da erosão costeira e para a importância da conservação e protecção do cordão dunar, com uma visita à praia do Furadouro, e à consciencialização para a importância das energias renováveis, com a construção de papagaios de papel.
Ao longo das sessões tem sido muito bom acompanhar o crescente entusiasmo destes jovens e crianças no desenvolvimento das atividades que têm como principais objectivos contribuir para o seu desenvolvimento e para a formação de cidadãos que pratiquem no seu quotidiano atitudes que promovam a protecção e conservação do ambiente.
Na sessão de 25 de Agosto forneceu-se informação sobre meios de potenciação de biodiversidade, como as caixas ninhos e os comedouros. Inclusivamente construíram-se comedouros.