AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2020 #104

16º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar | AMBID2020 – 16EFCO
Concurso de Fotografia “Ambiente Imagens Dispersas 2020”

CONCURSO DE FOTOGRAFIA: Constituição do Júri
Entidade Promotora: Amigos do Cáster
Prazo: quinta-feira, 19 de Novembro de 2020
Mais Informação: RegulamentoLista de PrémiosMatriz do Evento

Mário Lisboa

Mário Lisboa nasceu em Ovar, no distrito de Aveiro, em Portugal, no seio de uma família de fotógrafos cujo bisavô Ricardo Ribeiro fundou em 1892 um dos primeiros estúdios fotográficos em Portugal. Desde então e sempre no mesmo local cinco gerações abraçaram essa arte até hoje.
O seu objetivo enquanto fotógrafo é captar em imagens tudo aquilo a que cada momento se torna fundamental para contar uma história e levar aos outros um pouco do seu mundo, contribuindo para uma reflexão sobre os temas que o motivam.

Pedro Lopes Oliveira

Nasce em Ovar, a 22 de Fevereiro de 1978.
Mostra desde muito cedo um forte interesse pela fotografia. A partir de 2004 começa a levar este hobby mais a sério. Desde então, colabora em trabalhos nas mais diversas áreas da fotografia (moda, reportagens de eventos, fotografia de natureza, desporto) e realiza também exposições a título individual.
No início de 2007, a paixão pela fotografia não deixa margem para desempenhar outra atividade, senão dedicar-se inteiramente a esta arte.
Desde então, e como fotógrafo freelancer, tem continuado a desenvolver e a aperfeiçoar técnicas e estéticas que definem o seu percurso profissional e artístico.

Rubim Almeida

Biografia – Professor do Dept. de Biologia da FCUP e Curator do Herbário da Universidade do Porto é autor e consultor dos projectos Flora Iberica (Madrid) e Atlas Flora Europaeae (Helsinki) sendo especialista em Filogenia e Sistemática de Angiospérmicas. Realiza a actividade de Investigação no CIBIO – InBIO Associate Laboratory.
Na área da fotografia os seus interesses centram-se na macrofotografia, sobretudo de plantas, bem como na fotografia como ferramenta de ensino.

Eduardo Ferreira

Biografia – Eduardo Ferreira é biólogo, formado pela Universidade de Aveiro. Os seus principais focos de investigação são a ecologia e conservação da biodiversidade e da vida selvagem. Ao longo do seu percurso profissional, os grupos alvo da sua investigação são os ungulados, carnívoros, e também os répteis e anfíbios. Nos últimos anos, tem desenvolvido também actividade no âmbito da educação e sensibilização ambiental.
Desde cedo, tem um grande interesse pela fotografia, que se consolidou quando o seu percurso profissional o levou a trabalhar mais de perto com fauna selvagem. Como fotógrafo amador, o seu principal interesse é a fotografia de fauna em estado selvagem, que vê como uma oportunidade de aproximar o público geral dos animais que poucos têm oportunidade de observar presencialmente.

José L. Diniz

Biografia – José L. Diniz é fotógrafo e formador. Possui uma pós-graduação em Design e Cultura Visual, variante de Estudos de Fotografia, do IADE, em Lisboa. Foi docente do Curso de Fotografia e da Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual, do IADE, tendo sido membro da Comissão Instaladora desta licenciatura. Esteve ligado ao jornalismo especializado na área da Fotografia, tendo sido Consultor Técnico e Director da revista ‘Super Foto Digital’, e membro do Painel de Fotografia da EISA-European Imaging and Sound Association. Colaborou também com outras revistas de referência como é o caso da ‘O Mundo da Fotografia Digital’ e da National Geographic (Portugal), como fotógrafo e articulista. Foi professor de Técnica Fotográfica no Instituto Português de Fotografia, em Lisboa, tendo também orientado workshops temáticos, nomeadamente nos domínios da fotografia nocturna, estenopeica (vulgo “pinhole”) e da fotografia de alta velocidade. Tem, igualmente, desenvolvido actividade de formador, em colaboração com várias marcas de equipamentos fotográficos, nomeadamente, Canon, Olympus, Panasonic e Pentax. É actualmente embaixador da linha de câmaras OM-D, da Olympus, e o responsável pela marca de workshops e serviços de formação, PhotograPhylia.

Acessos: Página PrincipalMatriz do Evento