AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2020 #101

16º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar | AMBID2020 – 15EFCO
Concurso de Fotografia “Ambiente Imagens Dispersas 2020”

REGULAMENTO EM PORTUGUÊS
Entidade Promotora: Amigos do Cáster
Inscrição: Formulário
Prazo: quinta-feira, 19 de Novembro de 2020, 23h59 (GMT)
Mais Informação: Lista de PrémiosMatriz do Evento

Enquadramento:
Os Amigos do Cáster, dando continuidade ao estímulo, ao gosto pela descoberta e ao respeito pela conservação do meio ambiente, organizam mais uma vez o concurso de fotografia no âmbito do “Ambiente Imagens Dispersas 2020 – 16º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar”.
Este evento caracteriza-se pela exposição de trabalhos de fotógrafos conceituados com as temáticas “Natureza e Vida Selvagem” e “Fotojornalismo de Índole Ambiental”, e a exposição dos melhores classificados do presente concurso.

Contactos:
[email protected]
Carlos Ramos 964 205 415
www.amigosdocaster.org
www.facebook.com/associacaoamigosdocaster

Estrutura do Concurso de Fotografia:
As fotografias submetidas ao concurso de fotografia terão de ser enquadradas numa das três classes:“Fauna”, “Flora e Fungos” ou “Paisagem Natural/Habitats”.
Paisagem Natural/Habitats – Fotografias com cenários naturais sumptuosos.
Flora e Fungos – Fotografias com flora e fungos em meio natural.
Fauna – Trabalhos que abordam o mundo animal no seu habitat natural.

Destas classes resultarão os seguintes premiados:

Grande Prémio Ambiente Imagens Dispersas 2020: Vencedor geral do concurso de fotografia. Galardão atribuído à melhor imagem de todo o concurso.
Prémio Ambiente Imagens Dispersas 2020 – Paisagem Natural/Habitats: Vencedor da classe “Paisagem Natural/Habitats”. Galardão atribuído à melhor imagem desta classe.
Prémio Ambiente Imagens Dispersas 2020 – Flora e Fungos: Vencedor da classe “Flora e Fungos”. Galardão atribuído à melhor imagem desta classe.
Prémio Ambiente Imagens Dispersas 2020 – Fauna: Vencedor da classe “Fauna”. Galardão atribuído à melhor imagem desta classe.
Prémio Ambiente Imagens Dispersas 2020 – Ovar: Serão ordenadas e premiadas da 1ª à 8ª classificada, as melhores fotografias de autores que comprovem a sua residência ou naturalidade no concelho de Ovar. Nesta categoria serão premiadas apenas duas fotografias por autor.
Prémio Ambiente Imagens Dispersas 2020 – Escolas Ovar: Serão ordenadas e premiadas da 1ª à 8ª classificada, as melhores fotografias de alunos que comprovem a sua frequência em escolas do concelho de Ovar. Só serão considerados trabalhos de alunos que se encontrem matriculados no presente ano lectivo, ou que tenham estado matriculados no ano lectivo imediatamente anterior. Nesta categoria serão premiadas apenas duas fotografias por autor.
Prémio Ambiente Imagens Dispersas 2020 – Público: Serão ordenadas e premiadas da 1ª à 4ª classificada, imagens com maior número de votos provenientes da votação do público na página de Facebook dos Amigos do Cáster, em data a anunciar através dos meios de divulgação dos Amigos do Cáster. Nesta votação apenas participarão as fotografias seleccionadas pelo júri para o efeito.

Destinatários:
A todos os interessados excepto membros da organização do evento.

Requisitos de participação:
Os trabalhos só poderão ser submetidos através deste formulário. Para completar a inscrição deverá enviar as fotografias submetidas a concurso, acompanhadas do comprovativo do pagamento da inscrição, via WeTransfer (www.wetransfer.com) para o email [email protected]
O prazo de entrega, será quinta-feira, 19 de Novembro de 2020, pelas 23:59 de Portugal Continental (GMT).
Os trabalhos a concurso deverão ser constituídos por um número máximo de 5 imagens por concorrente, formato 40x60cm, a cores ou preto e branco, com 200ppi, em formato .jpeg, com máxima qualidade (compressão mínima). Para as categorias Ovar e Escolas Ovar o júri premiará apenas as duas melhores imagens por concorrente.
Não serão aceites fotografias de animais domésticos.
Ao submeter-se a concurso o concorrente declara conhecer e estar de acordo com o Regulamento do Concurso de Fotografia Ambiente Imagens Dispersas 2020. Neste acto autoriza igualmente a utilização dos seus dados pessoais para fins relacionados com o concurso e outras iniciativas desta associação, por parte da organização.
Todos os participantes neste concurso assumem que o trabalho apresentado é da sua autoria e que o mesmo não constitui plágio.
A manipulação digital das fotografias a concurso apenas é permitida caso reproduza os procedimentos típicos da câmara-escura, como sejam os ajustes de enquadramentos, cor, luminosidade e contraste.
Os suportes originais dos trabalhos devem estar disponíveis caso sejam exigidos pelo júri ou pela organização.

Pagamento da Inscrição:
A participação só será válida mediante o envio do comprovativo de transferência bancária no ficheiro zip que carrega as imagens submetidas a concurso.
Preço: 10,00 Euros. O pagamento pode ser efectuado através de transferência bancária, para a conta da Associação Juvenil Amigos do Cáster com o IBAN PT50 0010 0000 2505 5800 0015 6 ou através da conta PAYPAL [email protected]
Sócios com quotas pagas em 2020: Participação gratuita.
Concorrente das Escolas de Ovar: Participação gratuita.

Divulgação dos resultados e entrega de prémios:
A divulgação dos resultados e entrega de prémios será efectuada no final do ciclo de conferências que marca a abertura do “Ambiente Imagens Dispersas 2020 – 16º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar”, que decorrerá nos dias 5 e 6 de Dezembro de 2020, na galeria do Centro de Arte de Ovar. Assim que disponível, consultar o programa do evento.
Caso os concorrentes não possam estar presentes na cerimónia de entrega dos prémios, estes deverão ser levantados, no prazo máximo de um ano, na sede dos Amigos do Cáster, em Ovar. Em alternativa, os concorrentes poderão solicitar à organização que os prémios lhes sejam enviados por via postal, caso em que os encargos inerentes ao envio serão da responsabilidade dos concorrentes.
Todos os encargos referentes ao gozo dos prémios que não estejam incluídos nos próprios prémios, serão da responsabilidade do concorrente.
Os resultados poderão ser consultados nos endereços:
www.amigosdocaster.org
www.facebook.com/associacaoamigosdocaster

Júri:
O Júri terá a seguinte constituição: fotógrafos, conservacionistas e um representante dos Amigos do Cáster.
O Júri é responsável pela atribuição dos prémios e pela selecção de imagens a expor no evento “Ambiente e Imagens Dispersas 2020 – 16º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar”.
O Júri reserva-se ao direito de não atribuir qualquer uma das classificações previstas no regulamento, caso considere que as fotografias enviadas a concurso não reúnem as características de avaliação e classificação dos trabalhos definidas por este órgão.
As decisões do Júri são soberanas e solidárias, não sendo admitido recurso.
Aos Amigos do Cáster reserva-se o direito de não admitir a concurso os trabalhos que não cumpram as condições descritas neste regulamento.
Os casos omissos serão resolvidos pela organização.

Lista de Prémios
Conheça a lista de prémios através deste laço.

Os critérios de avaliação são:
Pertinência face ao tema, técnica, composição, originalidade e criatividade.
Se assim o entender o júri poderá atribuir distinções Menção Honrosa.
Exposição das fotografias:
Através deste evento será criada uma exposição com as melhores imagens.
Período de exposição: 5 de Dezembro de 2020 a 22 de Janeiro de 2021.

Observações:
Todos os concorrentes cedem o direito de uso das fotografias apresentadas à Associação Amigos do Cáster para efeito exclusivo de acções de divulgação do evento e difusão dos resultados desta competição em todos os meios de comunicação, permitindo assim, a sua publicação e uso em todo o tipo de publicidade deste evento (site, catálogo, exposições, promoção do concurso, etc.), não sendo a entidade promotora da iniciativa obrigada a pagar qualquer remuneração ao seu autor.
A Associação Amigos do Cáster compromete-se a mencionar sempre o nome ou pseudónimo do autor da fotografia.
Cada autor será responsável pelos trabalhos apresentados.
A Associação Amigos do Cáster alheia-se de qualquer responsabilidade associada aos direitos de uso de imagens de pessoas, de propriedades imobiliárias, objectos, animais, produtos de qualquer marca ou modelo, de natureza comercial ou não, bem como qualquer outro material, de qualquer natureza, quando captados e utilizados nas fotografias apresentadas pelos participantes do concurso, assim como qualquer dano resultante da sua exposição pública.
A Associação Amigos do Cáster não assume qualquer responsabilidade pelos trabalhos que não estejam em perfeitas condições ou que se venham a extraviar, por razões alheias à associação.
A Associação Amigos do Cáster reserva-se ao direito de não admitir a concurso os trabalhos que não cumpram as condições descritas neste regulamento.
Os casos omissos serão resolvidos pela organização.

Inscrição: Formulário
Prazo: quinta-feira, 19 de Novembro de 2020
Mais Informação: Lista de PrémiosMatriz do Evento