AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2022 #104

18º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar | AMBID2022 – 18EFCO
Concurso de Fotografia “Ambiente Imagens Dispersas 2022”

CONCURSO DE FOTOGRAFIA: Constituição do Júri
Entidade Promotora: Amigos do Cáster
Prazo: sábado, 19 de Novembro de 2022
Mais Informação: RegulamentoLista de PrémiosMatriz do Evento

Eduardo Ferreira

Biografia – Eduardo Ferreira é biólogo, formado pela Universidade de Aveiro. Os seus principais focos de investigação são a ecologia e conservação da biodiversidade e da vida selvagem. Ao longo do seu percurso profissional, os grupos alvo da sua investigação são os ungulados, carnívoros, e também os répteis e anfíbios. Nos últimos anos, tem desenvolvido também actividade no âmbito da educação e sensibilização ambiental.
Desde cedo, tem um grande interesse pela fotografia, que se consolidou quando o seu percurso profissional o levou a trabalhar mais de perto com fauna selvagem. Como fotógrafo amador, o seu principal interesse é a fotografia de fauna em estado selvagem, que vê como uma oportunidade de aproximar o público geral dos animais que poucos têm oportunidade de observar presencialmente.

Joaquim Pedro Ferreira

Biografia – Joaquim Pedro Ferreira Doutorado em biologia da conservação e com pós- doutoramento em promoção e divulgação de ciência. Têm formação profissional em jornalismo na área multimédia. É autor de vários projetos audiovisuais e documentários e séries para televisão: “Laboratórios de Natureza”, “Lousada. Reencontro com a Natureza”, ” Life Lines: Arquitetura para a vida selvagem”, “Migradores de Longa Distância. Entre o Tejo e o Ártico”, série “Biodiversidade no hipermercado”. É co-autor de mais de uma dúzia de livros, ganhou vários prémios na área de disseminação de conhecimento científico e conservação da natureza.

José L. Diniz

Biografia – José L. Diniz é fotógrafo e formador. Possui uma pós-graduação em Design e Cultura Visual, variante de Estudos de Fotografia, do IADE, em Lisboa. Foi docente do Curso de Fotografia e da Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual, do IADE, tendo sido membro da Comissão Instaladora desta licenciatura. Esteve ligado ao jornalismo especializado na área da Fotografia, tendo sido Consultor Técnico e Director da revista ‘Super Foto Digital’, e membro do Painel de Fotografia da EISA-European Imaging and Sound Association. Colaborou também com outras revistas de referência como é o caso da ‘O Mundo da Fotografia Digital’ e da National Geographic (Portugal), como fotógrafo e articulista. Foi professor de Técnica Fotográfica no Instituto Português de Fotografia, em Lisboa, tendo também orientado workshops temáticos, nomeadamente nos domínios da fotografia nocturna, estenopeica (vulgo “pinhole”) e da fotografia de alta velocidade. Tem, igualmente, desenvolvido actividade de formador, em colaboração com várias marcas de equipamentos fotográficos, nomeadamente, Canon, Olympus, Panasonic e Pentax. É embaixador da marca OM System (Olympus), e o responsável pela marca de workshops e serviços de formação, PhotograPhylia.

Paulo Paiva Fonseca

Biografia – Nasce em Ovar em 1977. É licenciado em arquitectura em 2005 pela Escola Superior Artística do Porto, realizando o 4º ano do curso na Universidade Técnica de Brandemburgo, Cottbus, Alemanha onde têm a oportunidade de optar por disciplinas do curso de planeamento urbano. Entre 2006 e 2015 em Valladolid, Espanha colabora como arquitecto e urbanista com ateliers locais, e como fotógrafo de arquitectura na área de paisagem cultural, patrimonial e arqueológica com a Universidade de Valladolid. Desde 2016 é profissional liberal com atelier próprio em Ovar, prestando serviços de ilustração, arquitectura e desenho urbano – www.paivafonseca.com. É fotógrafo de arquitectura e proprietário do sítio Arquivo de Arquitectura – www.arqarq.com

Pedro Lopes Oliveira

Biografia – Nasce em Ovar, a 22 de Fevereiro de 1978.
Mostra desde muito cedo um forte interesse pela fotografia. A partir de 2004 começa a levar este hobby mais a sério. Desde então, colabora em trabalhos nas mais diversas áreas da fotografia (moda, reportagens de eventos, fotografia de natureza, desporto) e realiza também exposições a título individual.
No início de 2007, a paixão pela fotografia não deixa margem para desempenhar outra atividade, senão dedicar-se inteiramente a esta arte.
Desde então, e como fotógrafo freelancer, tem continuado a desenvolver e a aperfeiçoar técnicas e estéticas que definem o seu percurso profissional e artístico.

Ricardo Salvo

Biografia – Ricardo Salvo nasceu em Lisboa em 1972 e tem a fotografia como um dos seus maiores prazeres há perto de 40 anos. Ao contrário de outros hobbies nos quais vai tocando intermitentemente, fotografar é mesmo a atividade que mais o fascina de forma consistente. Profissionalmente, foi na comunicação que criou raízes, em quase duas décadas como jornalista e mais recentemente enquanto consultor, o que aqui pode tornar-se relevante quanto à sua forma de definir informação e mensagem. Obriga-se a que a sua fotografia seja reflexo da mistura de emoções, sem receio de as manobrar para que influam na forma como vê. É por isso que se recusa a definir um estilo com receio de comprometer o princípio de fotografar tudo o que para si for fotografável, sem rótulos nem amarras. Mas vê sempre na fotografia um legado, uma forma de vida permanente, desde que feita com liberdade.

Rubim Almeida

Biografia – Doutorado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto onde é professor do Departamento de Biologia, é também investigador do CIBIO-UP (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), onde coordena o grupo “Biodiversidade e Ecologia da Conservação”. É especialista em Filogenia e Sistemática de Angiospérmicas sendo Curator do Herbário da Universidade do Porto, no Museu de História Natural e Ciência (UP).

Assessor e autor do Proyecto “Flora Iberica”, do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (C.S.I.C.), Madrid (Espanha -desde 1993) e do projecto Atlas Flora Europaeae (Helsinki), é (co-)autor de mais de quatro dezenas de trabalhos científicos, incluindo capítulos de livros e livros, bem como artigos em revistas internacionais e nacionais, bem como diversos trabalhos de divulgação, nos domínios da Taxonomia, Sistemática e Evolução de Plantas. Entre outros temas, a sua investigação debruça-se sobre a evolução e filogenia, sobretudo de Monocotiledóneas (especialmente dos géneros Scilla, Hyacinthoides e Brimeura), a anatomia vegetal de caracteres funcionais e de aplicação forense bem como a formação de corredores biogeográficos e as alterações da paisagem.

Os seus interesses incluem ainda Urbanismo e Vegetação e macrofotografia de plantas.

Acessos: Página PrincipalMatriz do Evento