AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2020 #111

16º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar
“O Lago Sagrado – Uma viagem por uma estrada profunda e gelada”
Por Mário Lisboa

Conhecido por Lago Sagrado e venerado pelo povo da Sibéria que dele depende, o lago Baikal é um importante recurso natural. Envolto em mistério, crenças e riscos que atualmente enfrenta, proporciona um dos mais belos cenários que a Natureza nos oferece.
Em constante mutação cada imagem é irrepetível e efémera.
Moldado pela ação do clima, cada estação do ano é diferente, mas é no inverno que enfrenta uma das ameaças ao equilíbrio do seu ecossistema: o aquecimento global.
Esta dualidade entre um local extremamente frágil e sujeito a diversas ameaças, que coloca em risco uma das maiores reservas de água doce do mundo, levou o autor a percorrer em hovercraft cerca de 300 km em cima do gelo ao longo do lago Baikal com temperaturas entre -15ºC a -25ºC, captando as formações naturais do gelo, a transparência, a luz, a profundidade, as texturas, em suma registando esses locais remotos que preenchem o seu
imaginário como viajante.
Este projeto fotográfico pretende expor a fragilidade desse ecossistema e em simultâneo a beleza natural do lago Baikal, contribuindo para a tomada de consciência sobre as ameaças que aquele lugar enfrenta.

Síntese Biográfica – Mário Lisboa

Mário Lisboa nasceu em Ovar, no distrito de Aveiro, em Portugal, no seio de uma família de fotógrafos. Desde criança a fotografia é-lhe familiar, faz parte do seu quotidiano, e com 15 anos começa a ajudar no laboratório e mais tarde começa a fazer fotografia de atelier e algumas experiencias em fotografia abstrata.
Desde jovem que viajar pelo mundo é uma paixão e a fotografia naturalmente o acompanha nessas aventuras. Desde então, a par da sua actividade profissional, tem-se dedicado à fotografia registando imagens dos locais, paisagens, povos e civilizações pelo mundo fora. Pretende contribuir para a tomada de consciencia sobre questões ambientais e humanitárias, através das suas imagens e mensagem.

Motivação

O seu objetivo enquanto fotógrafo é captar em imagens tudo aquilo a que cada momento se torna fundamental para contar uma história e levar aos outros um pouco do seu mundo, contribuindo para uma reflexão sobre os temas que o motivam.

Acessos: Página PrincipalMatriz do EventoPrograma do Evento