AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2020 #100

16º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar | AMBID2020 – 16EFCO
PROGRAMA DO EVENTO EM PORTUGUÊS
Organização Associação Amigos do Cáster
5 de Dezembro 2020 até 22 de Janeiro de 2021
Mais Informação: Matriz do Evento

O “Ambiente Imagens Dispersas – Encontro de Fotografia Cidade de Ovar” é um evento organizado pelos Amigos do Cáster. Este evento aglutina em Ovar autores e trabalhos de fotografia enquadrados essencialmente no tema “Natureza e Vida Selvagem” mas também se serve da investigação científica no domínio da conservação da natureza para estímulo ao trabalho fotográfico, vídeo e outras expressões artísticas. É composto por um concurso, um ciclo de conferências, duas exposições e uma oficina de fotografia de natureza e uma oficina de educação visual e ambiental dirigida a estudantes das escolas de ovar. Deste modo:

Concurso de Fotografia
Neste concurso as inscrições foram aceites até 19 de Novembro de 2020, integrando os seguintes prémios: i) Grande Prémio; ii) Prémio Fauna; iii) Prémio Flora e Fungos; iv) Prémio Paisagem Natural e Habitats; v) Prémio Ovar; vi) Prémio Escolas de Ovar; vii) Prémio do Público. Os premiados serão divulgados a 6 de Dezembro de 2020, no Cinema do Centro Comercial Vida em Ovar, pelas 11h00.

“CICLOne” de Conferências
Os temas deste ciclo de conferências estão relacionados com fotografia de natureza e ecologia. Deste elenco fazem parte fotógrafos de natureza, realizadores de vídeo e ilustradores.

Sessão 1 | Domingo, 6 de Dezembro | Centro Comercial Vida – sala Cinema Vida:
Sessão de abertura do encontro de fotografia no dia 6 de Dezembro de 2020, pelas 10h00, no Centro Comercial Vida na sala de Cinema Vida:
10h00 – Sessão de Abertura do Encontro de Fotografia
10h20 – Divulgação dos resultados do concurso de fotografia e entrega de prémios (PT)
11h00 – Apresentação do documentário e alusão à exposição de fotografia “Lago Sagrado – Uma viagem por uma estrada profunda e gelada”, Mário Lisboa (PT)
12h00 – Encerramento

Sessão 2 | Segunda-feira, 14 de Dezembro | Escola Secundária Júlio Dinis:
Apresentação do documentário “Lago Sagrado – Uma viagem por uma estrada profunda e gelada”, Mário Lisboa (PT)
“Biodiversidade, Fotografia de Natureza e Associativismo”, Manuel Malva (PT)

Sessão 3 e 4 | A agendar
Por razões de saúde pública esta sessão foi temporariamente suspensa até se encontrarem condições de agendamento. Uma vez ultrapassadas as restrições implementadas pelo estado de emergência a organização do evento anunciará a data desta sessão, assim como, os temas das conferências e respectivos oradores.

(PT) Apresentação em português

Exposições de Fotografia de Natureza
Inauguração a 5 de Dezembro. Devido às medidas de prevenção e combate ao surto epidémico COVID19, este momento será reservado à presença de apenas 5 pessoas (autores, coordenador da actividade e dirigentes dos Amigos do Cáster).
“Lago Sagrado – Uma viagem por uma estrada profunda e gelada” – Mário Lisboa
“Concurso de Fotografia” – Exposição Colectiva
Centro de Arte de Ovar – De sábado, 5 de Dezembro de 2020 até sexta-feira, 22 de Janeiro de 2021.
Horário: Terça a Sexta, das 10h00 às 18h00 e Sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Nota: Este horário estará sempre sujeito a alterações face às medidas restritivas aplicadas para contenção do surto epidémico do Novo Corona Vírus SARS-CoV2. Para obter informação mais precisa, a cada instante, utilizar os seguintes contactos: 256 509 160 – [email protected]https://cultura.cm-ovar.pt/

Oficinas de Fotografia
“Paisagem Natural e Fotografia Noturna” por José L. Diniz
Para participar na Oficina de Fotografia contacte Carlos Ramos (964 205 415).
Nota: Por razões de saúde pública esta actividade de formação foi temporariamente suspensa. Uma vez ultrapassadas as restrições justificadas pelo estado de emergência, a organização do evento anunciará a data e o local desta iniciativa.

Oficina de Educação Visual e Ambiental
Alunos de escolas de Ovar vivenciarão as exposições de fotografia do evento, recebendo estímulos para a conservação da natureza através da estética. Período de realização previsto entre 6 a 22 de Janeiro.
Nota: A realização desta actividade dependerá sempre das restrições implementadas pelo estado de emergência.

Acessos: Página PrincipalMatriz do Evento