AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2017 #122 Nelson Abrantes

AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2017
13º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar

Nelson Abrantes
E depois dos incêndios florestais: impactos nos solos e qualidade da água

Em Portugal os incêndios florestais constituem um grave problema ambiental, ocorrendo com elevada frequência e afectando extensas áreas. Entre os variados impactos, destaca-se o papel dos incêndios na produção e mobilização de compostos tóxicos, como os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs) e os metais, os quais se encontram sobretudo associados às cinzas. Considerando que as chuvas após incêndio levam ao arrastamento de solo e cinzas, existe o risco da entrada destes compostos tóxicos nos sistemas aquáticos, com potenciais riscos para o ecossistema e para a saúde humana.

Síntese Biográfica – Nelson Abrantes

Nelson Abrantes é actualmente investigador no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e no Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro. Doutorou-se em Biologia e a sua especialização é focada na ecotoxicologia.
Um dos temas centrais da sua investigação é o estudo dos impactos dos incêndios florestais na contaminação dos sistemas aquáticos. Paralelamente tem também estudado os efeitos das alterações climáticas em áreas afectadas por pesticidas e mais recentemente tem-se focado na monitorização e efeitos dos microplásticos em sistemas aquáticos.

Motivação

Muito embora os incêndios tenham um papel importante na contaminação de massas de água, só recentemente esta temática tem merecido a atenção quer da comunidade científica, quer das entidades competentes. Neste sentido, urge gerar conhecimento com vista a melhor entender todas as implicações que os incêndios podem ter, quer directamente, quer indirectamente.

Acessos: Página PrincipalMatriz do EventoPrograma do Evento