AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2017 #111 Manuel Malva

AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2017
13º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar

Manuel Malva
OreNocte – The Light

O sol levanta. Entram os primeiros raios de luz na floresta. Revela-se o seu ambiente. Carvalhos, loureiros, medronheiros, são muitas e variadas as árvores autóctones. Os esquilos correm pelas copas. As aves cantam. Lá em baixo, no vale, trabalham-se as terras. Apenas de lá provém algum ruído. Tão perto e tão longe. O grande desnível de terreno torna a floresta praticamente inacessível. É essa a razão de ainda permanecer tão intocada. Aqui, todas as árvores morrem na sua velhice. E é no refúgio deste pequeno mundo que a gineta aguarda o cair da noite.
Só é possível fazer conservação da natureza tocando as pessoas. E de facto a imagem é um poderoso meio para esse fim. Pretendo assim mostrar ao público um pouco da vida que existe na floresta e que se esconde aos nossos olhos. Não ver não significa não existir, e de facto a floresta está cheia de vida e de animais fantásticos que fogem do contacto humano. Um deles é a gineta. Preservar a floresta é preservar os animais que nela habitam.

Síntese Biográfica – Manuel Malva

Nasceu em Coimbra em 1995. Desde cedo foi incentivado a apreciar os pequenos detalhes do mundo natural.
Ao sétimo aniversário recebeu a sua primeira máquina fotográfica e começou a registar e a tentar identificar as aves que frequentavam o jardim da sua casa. O gosto pelas aves e pela fotografia aumentou e começou a visitar algumas das áreas naturais da sua região. Aos 13 anos recebeu a sua primeira máquina reflex e, com o decorrer do tempo, começou a abrir os seus horizontes em relação à natureza em geral e à fotografia. Hoje, cativa-lhe a complexa dinâmica dos habitats e a íntima relação que se estabelece entre as espécies vegetais, animais e o próprio Homem. A paixão pelas diversas formas de vida e pela conservação da natureza levaram-no a frequentar actualmente a licenciatura em Biologia, na Universidade de Coimbra.