AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2016
12º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar
Guillaume Bily
# 2 Wild lights – Crepúsculo e amanhecer na Suécia
Esta segunda palestra e exposição audiovisual apresentará outras fotos do livro “Wild lights” (Luz Selvagem) tiradas na Suécia. A assunção da lua na reserva natural Rogen, a corrida de uma rena antes da noite, o grande cenário selvagem de Sarek … veremos a Suécia através das maravilhosas luzes do norte.
Síntese Biográfica
Em 2016, foi membro do júri do prestigiado concurso de fotografia GDT e finalista na categoria “Aves” do mais importante concurso de fotografia de natureza do mundo, o Wildlife Photographer of the Year organizado pela BBC e pelo Museu de História Natural de Londres.
Nascido em 1986, Guillaume Bily faz fotografia desde a sua juventude e tem uma paixão precoce pela fotografia paisagística e de vida selvagem. Estudou durante quatro anos fotografia na escola Etienne-Jules Marey na França. Na idade de dezoito anos, ele entrou na agência BIOS enquanto continuava os seus estudos na universidade.
Recentemente, ele tentou destacar a paisagem e a vida selvagem, sempre tentando recriar a atmosfera, mas também a emoção que sentiu nestas áreas selvagens exploradas durante longas viagens, principalmente no hemisfério norte (Escandinávia, Escócia, Islândia, Estados Unidos …).
No início, o preto e o branco ocuparam um lugar importante no seu trabalho. Em 2008, ele foi seleccionado pelo concurso da BBC Wildlife Photographer of the Year na categoria Preto e Branco, e apresentou sua primeira exposição inteiramente dedicada ao preto e branco em 2010 no Festival de Montier-en-Der (França) e depois em 2011 em Namur (Bélgica). Em 2013, com o seu trabalho ”Flight”, desta vez dedicado à avifauna europeia, assinou uma nova exposição monocromática para o festival de l’Oiseau (França).
Em 2012, ele partiu para uma viagem solitária de quatro meses na Noruega e trabalhou sobre o crepúsculo. Ele começou um novo trabalho, a cores, chamado “Towards the Dark”, a fim de explicar a cor azul da escuridão que ele gosta particularmente. Uma exposição, um espectáculo audiovisual e um pequeno livro foram criados para compartilhar as atmosferas dos crepúsculos noruegueses.
Esta exposição foi apresentada em 2013 em Namur (Bélgica), em seguida, em Montier-en-Der (França), onde recebeu dois prémios fotográficos. Este ano, a exposição foi apresentada no festival de l’Oiseau (França), onde recebeu o Prémio Grand Prix do festival.
Em 2015 ele publicou “Wild Lights”. Este livro é o resultado de alguns anos de trabalho e concentra a paisagem e imagens de vida selvagem sobre twillight e amanhecer na Escandinávia.
Em 2016, foi membro do júri do prestigiado concurso de fotografia GDT e finalista na categoria “Aves” do mais importante concurso de fotografia de natureza do mundo, o Wildlife Photographer of the Year organizado pela BBC e pelo Museu de História Natural de Londres. www.guillaumebily.com.