AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2016
12º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar
Catarina Casanova
O que podemos aprender com os outros primatas?
Procura-se perceber de que forma é que o comportamento dos outros primatas (com especial relevância para os chimpanzés) pode contribuir para entender o percurso evolutivo e comportamento humanos.
Síntese Biográfica – Catarina Casanova
Catarina Casanova é doutorada em Antropologia (especialidade de Antropologia Biológica) pela Universidade de Cambridge e professora associada na Universidade de Lisboa (ISCSP).
Integra sociedades científicas nacionais e internacionais e é actualmente vice-presidente da Associação Portuguesa de Primatologia.
Há mais de uma década que realiza trabalho de campo na Guiné-Bissau, dirigindo a Estação de Campo Dári, onde inúmeros estudantes levam a cabo as suas pesquisas de campo. Tem inúmeros orientandos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento e projectos aprovados enquanto IP ou team member financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia bem como pela Fish and Wildlife Service (Great Ape Conservation Act). Trabalha também com primatas em cativeiro, sobretudo sobre comportamento social e bem-estar animal.
As suas áreas de investigação e interesse englobam temas vários dentro da Antropologia, numa perspectiva interdisciplinar: Antropologia do Ambiente (narrativas e significados da biodiversidade, conflitos e áreas protegidas, gestão tradicional dos recursos naturais, etc.), primatologia, cultura material e tradições em primatas não humanos, estudos de género em primatologia e evolução humana. music Electronic Franch