FLORESTA AUTOCTONE

Oferta de Azevinhos
«23 de Novembro foi o dia escolhido para se comemorar o dia da Floresta Autóctone.» (FAPAS)
«A 23 de novembro celebra-se o Dia da Floresta Autóctone, a floresta que é constituída por árvores de espécies originárias do nosso território como os carvalhos, os sobreiros e as azinheiras (que também são carvalhos), os castanheiros, os medronheiros, os azereiros, os loureiros, os azevinhos…, e que estão adaptadas ao nosso clima.
A floresta autóctone portuguesa é formada por árvores de crescimento tipicamente mais lento do que as espécies de árvores introduzidas, mas que adquiriram a capacidade de melhor resistir a longos períodos de seca com temperaturas elevadas e intercalados por chuvas relativamente intensas. São florestas também resilientes aos incêndios, que fustigam regularmente os territórios do sul da Europa.
Novembro é a época ideal para plantar árvores de espécies autóctones. Uma sugestão adicional – em Março, no Dia Internacional das Florestas, aproveite para verificar se as jovens árvores necessitam de rega.»
Os Amigos do Cáster conjuntamente com Escola Secundária Júlio Dinis, comemorou-o no sábado, 29 de Novembro oferecendo azevinhos Ilex aquifolium nas ruas e no Mercado Municipal de Ovar. Esta foi a segunda edição que os Amigos do Cáster realizaram em 2014.