Exposição “Fragmentos de Vida” de João Petronilho e David Guimarães. Museu Municipal de Vouzela. No âmbito do CINCLUS – Festival de Imagem de Vouzela 2014. Com apoio da Associação Amigos do Cáster e Parque Biológico de Gaia. Sábado, 25 de Janeiro de 2014.
Fotografias de João Carrola.
Mês: Janeiro 2014
AMA OVAR
Centro Escolar dos Combatentes – Ovar
Centro Escolar da Regedoura – Válega – Ovar
No passado dia 23 de Janeiro a Associação Amigos do Cáster e o Projecto Rios deslocaram-se ao Centro Escolar da Regedoura na freguesia de Válega em Ovar e ao Centro Escolar dos Combatentes em Ovar.
Este projecto entre outros elementos pretende aprofundar a educação ambiental em Ovar, deslocando-se às escolas do ensino básico de Ovar, apresentando-se, levando os seus alunos e docentes a visitar locais de interesse ambiental de Ovar e propondo-lhes uma exposição da sua aprendizagem. Esperamos nos próximos meses darmos mais informação sobre este evento.
Nesta acção concreta, tivemos o apoio da ASPEA – Projecto Rios e naturalmente do corpo docente e auxiliar destes Centros Escolares e respectivos agrupamentos de escolas. Esta iniciativa envolveu aproximadamente 300 crianças do nosso concelho e pretende ampliar o seu alcance.
AMBIENTE IMAGENS DISPERSAS 2013
Ensino Básico 3º Ciclo – Escola Secundária Júlio Dinis
Ensino Básico 1º Ciclo – Centro Escolar dos Combatentes
Educação Ambiental e Visual
O período das exposições de fotografia do “Ambiente Imagens Dispersas 2013 – 9º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar” foi dilatado até ao passado dia 21 de Janeiro de 2014.
Pela primeira vez, estas exposições de fotografia foram usadas em acções sensibilização ambiental. Desta iniciativa, constaram uma apresentação sobre os Amigos do Cáster, uma apresentação sobre educação ambiental mostrando alguns sujeitos da biodiversidade local e ainda com uma apresentação relacionada com educação visual apoiada pelos autores das imagens patentes na Galeria do Centro de Arte de Ovar e ainda com algumas notas do júri do concurso de fotografia.
Incluímos nesta acção o Centro Escolar dos Combatentes e ainda a Escola Secundária Júlio Dinis, envolvendo assim, 300 alunos do Ensino Básico do 1º e 3º Ciclo.
Para este efeito foi importante o apoio da Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Ovar e ainda do quadro docente do Centro Escolar dos Combatentes e Escola Secundária Júlio Dinis e respectivos agrupamentos de escolas.