21.º Encontro Internacional de Fotografia de Natureza Cidade de Ovar | AMBID2025/26
PROGRAMA DO EVENTO EM PORTUGUÊS
Organização Associação Amigos do Cáster
A partir de 6 de dezembro 2025
Mais Informação: Matriz do Evento
Os Amigos do Cáster organizam novamente o “Ambiente Imagens Dispersas – Encontro de Fotografia Cidade de Ovar”.
O Encontro de Fotografia Cidade de Ovar pretende ser um espaço de partilha e reflexão sobre fotografia de Natureza e Vida Selvagem e a sua conservação.
Concurso de Fotografia – Regulamento – Lista de Prémios – Resultados 2024: Vencedor do Grande Prémio, classes “Fauna“, “Flora” e “Paisagem“, classe “Ovar“, classe “Escolas Ovar“, classe “Público“
Prazo de entrega: quinta-feira, 20 de novembro
Apresentação dos resultados, 7 de dezembro, na Galeria do Centro de Arte de Ovar, a partir das 17h15
“CICLOne” de Conferências – Vários Temas e Oradores
Temas relacionados com fotografia de natureza e ecologia. Deste elenco fazem parte fotógrafos de natureza, realizadores de vídeo e conservacionistas.
“CICLOne” de Conferências
Sábado, 6 de dezembro
14h30 – Sessão de Abertura
15h00 – “Bokeh-aji”, David Guimarães (PT)
15h30 – “Habitats Paralelos”, João Rodrigues (PT)
16h00 – Intervalo
16h30 – “Trinta anos de ilustração biológica em Portugal”, Marcos Oliveira (PT)
17h00 – “Antártida – Luz, Gelo e Silêncio – A Fauna da Última Fronteira”, Maurício Soares (PT)
Domingo, 7 de dezembro
11h00 – “A estória de uma imagem” – Vários autores: David Guimarães, João Rodrigues, Marcos Oliveira, Maurício Soares, Daniel Santos, Pedro Ferrão Patrício
12h30 – Intervalo para almoço
14h30 – “Silentes”, David Guimarães (PT)
15h00 – “Salamandra Dourada”, Daniel Santos (PT)
16h00 – “Sob(re) a Perspectiva das Aves”, Pedro Ferrão Patrício (PT)
16h30 – Intervalo
17h00 – Divulgação dos resultados do concurso de fotografia e entrega de prémios (PT)
18h15 – Encerramento
(PT) Apresentação em português
Exposições de Fotografia de Natureza
“Silentes” – David Guimarães
“Concurso de fotografia” – Exposição Coletiva
Patentes no Centro de Arte de Ovar – De sábado, 6 de dezembro de 2025 até sexta-feira, 6 de março de 2026
Terça a sexta, das 10h00 às 18h00 e Sábado, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00
Em dias de espetáculo: sexta e sábado, das 20h00 às 24h00 e domingo, das 15h00 às 19h00
Oficinas de Fotografia
“Fotografia de Natureza” por David Guimarães, 28 de dezembro de 2025. Para participar na Oficina de Fotografia contacte Carlos Ramos (964 205 415)
Oficina de Educação Visual e Ambiental
Alunos das escolas de Ovar vivenciarão as exposições de fotografia do evento, recebendo estímulos para a conservação da natureza através da estética.
De 5 de janeiro a 6 de março de 2026
Acessos: Página Principal – Matriz do Evento