20.º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar | AMBID2024/25
Concurso de Fotografia “Ambiente Imagens Dispersas 2024”
CONCURSO DE FOTOGRAFIA: Constituição do Júri
Entidade Promotora: Amigos do Cáster
Prazo: domingo, 10 de novembro de 2024
Mais Informação: Regulamento – Lista de Prémios – Matriz do Evento
Eduardo Ferreira
Biografia – Eduardo Ferreira é biólogo, formado pela Universidade de Aveiro. Os seus principais focos de investigação são a ecologia e conservação da biodiversidade e da vida selvagem. Ao longo do seu percurso profissional, os grupos alvo da sua investigação são os ungulados, carnívoros, e também os répteis e anfíbios. Nos últimos anos, tem desenvolvido também actividade no âmbito da educação e sensibilização ambiental.
Desde cedo, tem um grande interesse pela fotografia, que se consolidou quando o seu percurso profissional o levou a trabalhar mais de perto com fauna selvagem. Como fotógrafo amador, o seu principal interesse é a fotografia de fauna em estado selvagem, que vê como uma oportunidade de aproximar o público geral dos animais que poucos têm oportunidade de observar presencialmente.
Hugo Amador
Biografia – Hugo Amador – Nasceu e vive no Porto. Teve formação em Pintura na Faculdade de Belas Artes do Porto, mas como consequência da sua atividade profissional enquanto vendedor, acabou por encontrar na Fotografia a sua tela e na natureza a sua inspiração. Procura, através das suas imagens, inspirar o próximo e sensibilizar para a importância de preservar o nosso património natural. Participou em exposições individuais e coletivas e foi premiado em vários concursos nacionais.
João Petronilho
Biografia – João Petronilho nasceu em Mira em 1964, onde já viveu 5/6 da sua vida. Desde muito novo que o fascínio pela natureza o impeliu a percorrer os seus trilhos, procurando deste modo, através da visão, da audição, do olfato, do tato, do paladar e da perceção sensorial, contactar, e tentar desvendar/conhecer melhor o mundo que o rodeia. Guarda Florestal e fotógrafo de natureza amador, apaixonado pelas paisagens e criaturas da sua terra natal, dedicou parte da sua vida profissional, à observação e estudo das aves, e de outras espécies. Nos seus tempos livres continuou essa paixão, acrescida pela fotografia de natureza, e pela escrita de pequenos textos que lhe permitissem exultar a aventura da vida no nosso planeta, assim como, das emoções inerentes à sua existência. Ao longo deste seu percurso participou, orientou e coordenou, diversos trabalhos de campo de censos, atlas, ecologia alimentar e anilhagem científica de aves. É autor e coautor de diversos artigos de caracter científico ou divulgativo no domínio da ornitologia, e de outros grupos de vertebrados, os quais foram publicados em diversas revistas da especialidade quer nacionais quer estrangeiras. É ainda autor/co-autor de três livros: A Fauna do Concelho de Mira (2001); A Serra Encantada (2013); Aves Aquáticas do Sítio Natura 2000 “Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas – Anos 2002/2006 (2014). No plano da fotografia, as suas imagens, têm ilustrado painéis informativos, museus e diversas revistas, guias e livros. Foi premiado e distinguido em diversos concursos de fotografia de natureza, quer em território luso quer além-fronteiras. Exibiu ainda as suas fotografias, tanto em exposições individuais, como coletivas.
Joaquim Pedro Ferreira
Biografia – Joaquim Pedro Ferreira Doutorado em biologia da conservação e com pós- doutoramento em promoção e divulgação de ciência. Têm formação profissional em jornalismo na área multimédia. É autor de vários projetos audiovisuais e documentários e séries para televisão: “Laboratórios de Natureza”, “Lousada. Reencontro com a Natureza”, ” Life Lines: Arquitetura para a vida selvagem”, “Migradores de Longa Distância. Entre o Tejo e o Ártico”, série “Biodiversidade no hipermercado”. É co-autor de mais de uma dúzia de livros, ganhou vários prémios na área de disseminação de conhecimento científico e conservação da natureza.
Paulo Paiva Fonseca
Biografia – Nasce em Ovar em 1977. É licenciado em arquitectura em 2005 pela Escola Superior Artística do Porto, realizando o 4º ano do curso na Universidade Técnica de Brandemburgo, Cottbus, Alemanha onde têm a oportunidade de optar por disciplinas do curso de planeamento urbano. Entre 2006 e 2015 em Valladolid, Espanha colabora como arquitecto e urbanista com ateliers locais, e como fotógrafo de arquitectura na área de paisagem cultural, patrimonial e arqueológica com a Universidade de Valladolid. Desde 2016 é profissional liberal com atelier próprio em Ovar, prestando serviços de ilustração, arquitectura e desenho urbano – www.paivafonseca.com. É fotógrafo de arquitectura e proprietário do sítio Arquivo de Arquitectura – www.arqarq.com
Pedro Lopes Oliveira
Biografia – Nasce em Ovar, a 22 de Fevereiro de 1978.
Mostra desde muito cedo um forte interesse pela fotografia. A partir de 2004 começa a levar este hobby mais a sério. Desde então, colabora em trabalhos nas mais diversas áreas da fotografia (moda, reportagens de eventos, fotografia de natureza, desporto) e realiza também exposições a título individual.
No início de 2007, a paixão pela fotografia não deixa margem para desempenhar outra atividade, senão dedicar-se inteiramente a esta arte.
Desde então, e como fotógrafo freelancer, tem continuado a desenvolver e a aperfeiçoar técnicas e estéticas que definem o seu percurso profissional e artístico.
Rubim Almeida
Biografia – Doutorado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto onde é professor do Departamento de Biologia, é também investigador do CIBIO-UP (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), onde coordena o grupo “Biodiversidade e Ecologia da Conservação”. É especialista em Filogenia e Sistemática de Angiospérmicas sendo Curator do Herbário da Universidade do Porto, no Museu de História Natural e Ciência (UP).
Assessor e autor do Proyecto “Flora Iberica”, do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (C.S.I.C.), Madrid (Espanha -desde 1993) e do projecto Atlas Flora Europaeae (Helsinki), é (co-)autor de mais de quatro dezenas de trabalhos científicos, incluindo capítulos de livros e livros, bem como artigos em revistas internacionais e nacionais, bem como diversos trabalhos de divulgação, nos domínios da Taxonomia, Sistemática e Evolução de Plantas. Entre outros temas, a sua investigação debruça-se sobre a evolução e filogenia, sobretudo de Monocotiledóneas (especialmente dos géneros Scilla, Hyacinthoides e Brimeura), a anatomia vegetal de caracteres funcionais e de aplicação forense bem como a formação de corredores biogeográficos e as alterações da paisagem.
Os seus interesses incluem ainda Urbanismo e Vegetação e macrofotografia de plantas.
Acessos: Página Principal – Matriz do Evento