OPERAÇÃO SOLIDARIEDADE 2016

Operação Solidariedade no Museu do Brincar em Vagos

Página Facebook Amigos do Cáster Galeria de fotografias

“Se as crianças chegarem a compreender que um museu não é um guarda-fatos de um passado morto, mas um local de facto vivo e agradável, os pedagogos do museu não perderam o seu tempo.
O museu não é um lugar solene mas uma instituição que pode ser apaixonante, estimulante, sugestiva que abre novos horizontes.”Friedrich Verlag in L’education a la créativité

Com quase a Natal a chegar foi tempo de mais uma Operação Solidariedade e proporcionar uma tarde diferente, com encanto e alegria, para algumas das nossas crianças das escolas do 1.º ciclo.
Assim, no passado domingo, dia 18 de Dezembro, rumámos até Vagos para visitar e brincar no Museu do Brincar com cerca de 30 meninos.

O Museu do Brincar é um projecto associativo do Arlequim-Teatro para a Infância que ao longo de vários anos se tem dedicado à recolha de brinquedos e outros objectos ligados ao mundo da criança (vestuário, material escolar, literatura infantil, coleccionismo, etc). Conta já com um extenso espólio que ronda a cerca de 20.000 objectos.

Pretende ser um espaço interactivo que oferece à criança um forte contributo para o seu desenvolvimento Biopsícossocial. Um espaço que para além do seu acervo museológico, dispõe de espaço de atelier, auditório onde poderão realizar festas de aniversário, espetáculos, conferências, etc.

O seu universo de visitantes não se abre apenas às crianças de hoje mas também é um espaço para os mais velhos, onde poderão reativar as suas memórias de infância reviver a criança de ontem e ter a percepção do que mudou ao longo de décadas.

Em 2016 foi nomeado no Top 5 dos melhores museus para crianças.

E gostamos bastante de visitar o Museu, apesar das muitas pessoas que o visitavam… É que era o dia do Pai Natal chegar e a animação era muita!
Aproveitamos também a animação do Natalia onde pudemos andar de carrossel, comer algodão doce e pipocas.
Antes de partir ainda lanchamos juntos e depois cada menino recebeu um pequeno presente para continuar brincar.

Agradecemos a colaboração dos professores que nos ajudam, todos os anos, a proporcionar uma tarde, que esperamos que seja, memorável.
Um bem haja a todos!
Feliz Natal!

Eliana Duarte
fotos: Eliana Duarte/ Carla Gomes

Categoria Operação Solidariedade

Comments are closed.